MC-DUR CF-Sheets

Manta de fibra de carbono para reforço estrutural

Propriedades

• Manta de fibra de carbono unidirecional
• Elevada resistência à tração, pequena seção transversal e baixa espessura.
• Fácil aplicação, baixo peso próprio e altamente eficiente.
• Utilização otimizada das propriedades mecânicas
• Fornecida em rolos de 100 metros lineares

Áreas de aplicação

• Reforço de alta resistência à tração para reforço de componentes estruturais em concreto armado e alvenaria
• Restringe a abertura de fissuras
• Confinamento de pilares e vigas

Aplicação

Inspeção Preliminar

Antes da aplicação, a estrutura a ser reforçada deve ser analisada e verificadas as deformações e a capacidade de suporte de acordo com as recomendações publicadas pelas normas técnicas nacionais vigentes.

Análise Estrutural

A análise do reforço da estrutura é realizada de acordo com recomendações gerais das normas ACI 440 – 2R ou Boletim 14 da fib.

Desempenho

A aplicação e monitoração são realizadas de acordo com as recomendações gerais das normas utilizadas. A aplicação somente deve ser realizada por equipe qualificada.

Preparação do Substrato

A superfície deve estar sã, limpa e livre de quaisquer partículas soltas, como poeira, óleos, nata de cimento e outros agentes contaminantes. A umidade superficial deve ser menor que < 6%. A resistência ao arranque do substrato deve ser maior do que 1,5 MPa.

Todos os substratos devem ser preparados preferencialmente através de métodos que não utilizem água. Recomenda-se o lixamento mecânico com discos de vídea ou apicoamento com pistola de agulhas.

Antes da aplicação do MC-DUR CF-Sheets, as irregularidades no concreto devem ser verificadas. A argamassa MC-DUR 1000 P09 pode ser usada para nivelamento (rugosidades < 1,0 cm). ]

Se a manta de fibra de carbono for aplicada sobre os cantos de pilares ou vigas, deve-se prever o arredondamento destes. O raio mínimo é de 2,5 cm.

Aplicação

O adesivo epóxi MC-DUR 1209 TX é tixotrópico, e deve ser aplicado no substrato usando uma desempenadeira metálica, com espessura de pelo menos 0,5 mm. A manta de fibra de carbono MC-DUR CF-Sheets é pressionada contra o adesivo ainda fresco usando um rolo apropriado com discos metálicos e, em seguida, a manta é impregnada com a resina de laminação MC-DUR 1209 aplicada com rolo de pêlo curto, ou outra camada de MC-DUR 1209 TX aplicada com espátula.

Deve-se tomar cuidado durante a aplicação, para que a manta de fibra de carbono seja completamente saturada com a resina. Se forem aplicadas várias camadas, as camadas subseqüentes devem ser pressionadas e depois impregnadas novamente com MC-DUR 1209. Se for usada em superfícies expostas à intempérie, a manta de fibra de carbono deve ser protegida contra a incidência de sol pela aplicação de um sistema de proteção superficial.

Informações Gerais

Altas temperaturas encurtam o “pot life” e os intervalos de aplicação enquanto que baixas temperaturas aumentam. Como regra, 10ºC a menos na temperatura ambiente duplica o “pot life”; 10ºC a mais reduz pela metade.

Segurança

Em todo trabalho com resinas deve ser usada uma roupa protetora apropriada (óculos de segurança, luvas, etc.). O endurecedor não misturado é altamente alcalino e irritante à pele, portanto deve-se evitar o contato, especialmente com as membranas mucosas. Se a resina entrar nos olhos, remova-a imediatamente com um colírio e procure um médico.

Limpeza

Na conclusão dos trabalhos ou em qualquer intervalo longo, todos os equipamentos e ferramentas devem ser limpos com MC-Reinigungsmittel U.

Os dados técnicos relatados referem-se à fibra de carbono não pré-impregnada.

Características – MC-DUR CF-Sheets

Tipo de produto: Fibras de carbono unidirecionais

Estado: sólido

Cor: preto

Armazenagem: Armazenar em local seco, coberto e arejado. Durabilidade ilimitada

Validade:

Embalagem: Rolos de 100 metros; Larguras e comprimentos especiais são disponíveis sob encomenda.

Descarte: Para a preservação do meio ambiente, favor esvaziar completamente as embalagens.