Xypex Concentrado

Impermeabilização e proteção de concreto

Propriedades

• Resiste a pressões hidrostáticas positivas e negativas
• Torna-se parte integrante do concreto
• Altamente resistente contra substâncias químicas agressivas
• Alta resistência a substâncias agressivas – ph 3 a 11 (contato permanente) e pH 2 a 12 (contato temporário)
• Sela microfissuras de até 0,4 mm
• Permite a respiração do concreto
• Não tóxico
• Não necessita de tempo e substrato seco para aplicação
• Não pode ser furado, rasgado ou retirado da superfície
• Não requer primer, regularização ou proteção da superfície
• Pode ser aplicado tanto pelo lado positivo como pelo negativo
• Baixo custo de aplicação

Áreas de aplicação

• Reservatórios, estações de tratamento de água potável e esgoto, túneis e sistemas de metrô
• Camadas subterrâneas, fundações, estacionamentos e piscinas

Aplicação

Descrição do Produto

Xypex Concentrado é um tratamento químico único para impermeabilização, proteção e recuperação de estruturas de concreto e foi especialmente formulado para ser aplicado como uma pintura sobre estruturas de concreto já existentes.

Embalado na forma de pó, Xypex Concentrado consiste em cimento Portland, sílica e diversas substâncias químicas com propriedades ativas. Quando misturado com água e aplicado como uma pintura sobre superfícies de concreto, suas substâncias químicas ativas penetram profundamente e reagem com os subprodutos da reação de hidratação do cimento causando uma reação catalítica. Esta reação gera uma formação cristalina insolúvel nos poros e capilaridades do concreto, tornando-o permanentemente selado contra a penetração da água e substâncias agressivas de qualquer direção e também protegido mesmo em condições ambientais severas.

Xypex Concentrado pode ser aplicado como uma demão única e como a primeira nas aplicações de duas demãos. Também pode ser aplicado na forma de Dry Pack para o reparo de trincas, juntas, segregações e outros defeitos no concreto.

Preparação da Superfície

A superfície de concreto a ser tratada, deve estar limpa, livre da camada superficial de pasta, sujeiras, filmes, tintas, revestimentos e outros agentes contaminantes. A superfície deve possuir um sistema capilar aberto para obter-se porosidade e sucção para o tratamento XYPEX. Superfícies muito lisas, deverão ser lixadas ou jateadas com água ou areia.

Reparos Estruturais

Trincas, juntas de concretagem mal executadas e outros defeitos no concreto devem ser tratados previamente. Abra uma cavidade de 2,5 cm de largura por 4,0 cm de profundidade sobre o defeito e aplique uma demão de Xypex Concentrado. Após um período de secagem de 10 minutos, preencha a cavidade compactando manualmente ou mecanicamente Xypex Concentrado na forma de Dry Pack, que consiste na mistura de 1 parte de água e 6 de pó (a mistura deve apresentar a presença de torrões). Caso haja a presença de fluxo de água é necessária a aplicação de Xypex Patch’n Plug ao invés do Dry Pack. Neste caso, após a aplicação de Xypex Patch’n Plug deve-se aplicar uma demão de Xypex Concentrado. Para o tratamento de juntas de dilatação e trincas com movimentação devem ser utilizados produtos flexíveis.

Umedecendo o Concreto Para garantir uma completa penetração dos agentes químicos ativos do sistema Xypex, antes da aplicação o concreto deve ser totalmente molhado com água limpa até que fique saturado. Todo o excesso de água deve ser retirado antes da aplicação.

Aplicando Xypex

Xypex Concentrado pode ser aplicado com uma trincha, escovão (grandes superfícies horizontais) ou com equipamento de spray (por favor consulte nosso departamento técnico para maiores informações). A espessura deve ser de no máximo 1,25 mm, caso contrario dificultará a cura apropriada. Caso seja necessária a aplicação de uma segunda demão, aplique uma demão de Xypex Modificado enquanto a primeira ainda esteja ‘verde’, porém após o início da secagem (máximo 48 horas).

Aplicação

Cura

Após a secagem inicial, deve-se realizar a cura através de um fino spray de água. Em condições normais, as superfícies devem ser umedecidas 3 vezes ao dia durante 2 dias. Em climas quentes podem ser necessárias mais de 3 aplicações por dia. Para uma cura adequada, o tratamento XYPEX necessita do contato como ar, portanto coberturas plásticas ou lonas não devem ser colocadas diretamente sobre o tratamento.

Para piscinas, reservatórios, etc. XYPEX deve ser curado por 3 dias e depois devem ser aguardados mais 12 dias antes do enchimento. Para estruturas que contenham líquidos quentes ou corrosivo, a cura deverá ser feita por 3 dias seguidos de uma espera de 18 dias.

Após a aplicação, as superfícies tratadas devem ser protegidas do sol, chuva e temperaturas negativas por um período de 48 horas. Caso seja necessária a utilização de uma cobertura plástica, ela deverá ter uma altura que permita a respiração do tratamento.

Em certos casos o agente de cura química Xypex Gamma Cure pode ser utilizado em substituição à cura com água. Por favor consulte nosso departamento técnico para maiores informações.

Assistência Técnica

Para informações mais detalhadas sobre métodos de aplicação alternativos ou referentes a compatibilidade do tratamento XYPEX com outros produtos e tecnologias, por favor consulte o Manual de Aplicação XYPEX ou o nosso departamento técnico.

Precaução

Xypex Concentrado é alcalino e como outros produtos cimentíceos pode causar irritação na pele e nos olhos. Durante o manuseio, recomendamos o uso de roupas e equipamentos de proteção adequados. Instruções para evitar e tratar estes problemas estão claramente detalhados em todas as embalagens. Também mantemos uma ficha técnica de segurança com informações atualizadas sobre segurança e saúde para a proteção dos nossos funcionários e clientes. Caso seja necessário, por favor consulte o nosso departamento técnico para obter uma cópia desta ficha técnica antes de usar ou armazenar o produto.

XYPEX™ é uma marca registrada de propriedade da XYPEX CHEMICAL CORPORATION.

Dados Técnicos – Xypex Concentrado

Características – Xypex Concentrado

Tipo de produto: Impermeabilização e Proteção

Estado: Pó

Cor: Cinza

Armazenagem: Armazenar em local seco, coberto e arejado

Validade: 12 meses a partir da data de fabricação

Embalagem: Saco de 25 kg

Descarte: Para a preservação do meio ambiente, favor esvaziar completamente as embalagens