Graffitiguard

Característica:
Graffitiguard é um verniz monocomponente fornecido pronto para o uso. Após a cura, forma uma película lisa, altamente aderente e de elevada estabilidade química, que impede a impregnação de tintas de pichação, que podem ser removidas facilmente com o uso de solventes para tintas do tipo “thinner”. Proporciona excelente proteção superficial reduzindo a impregnação de fuligem, além de apresentar elevada resistência química e às intempéries.

Indicações

– Proteção anti-pichação para fachadas pintadas ou não, de concreto aparente, alvenaria, pedras decorativas, entre outras

– Ideal para proteção de monumentos, obras de arte, muros e fachadas expostas

Vantagens

– Minimiza os custos de manutenção de fachadas

– Possui alto rendimento, apresenta secagem rápida e não amarela

– Pode ser aplicado sobre qualquer pintura de base de qualidade reconhecida encontrada no mercado, conservando as tonalidades e desenhos da pintura original (ver item “Informações Importantes”)

– Apresenta elevada durabilidade

– Produto monocomponente de fácil aplicação

Dados Técnicos

Propriedades e características
Densidade: 0,91 kg/dm³
Tempo de secagem ao toque: 3 h
Período entre demãos: 3 a 6 h
Cura total: 7 dias
Espessura do filme úmido por demão: 70 a 120 μm
Espessura do filme seco por demão: 13 a 22 μm

Consumos teóricos aproximados
Graffitiguard:

Substrato Consumo
Diretamente sobre concreto aparente 0,077 a 0,085
L/m²/demão
Concreto aparente com demão prévia de Nitoprimer AW 0,061 a 0,075 L/m²/demão
Substratos em geral pintados com Concreguard AW 0,066 a 0,080 L/m²/demão
Tintas acrílicas com demão prévia de Nitoprimer AW 0,066 a 0,080 L/m²/demão
Tintas látex com demão prévia de Nitoprimer AW 0,066 a 0,100
L/m²/demão
Texturas com demão prévia de Nitoprimer AW 0,110 a 0,165
L/m²/demão

Instruções de Uso

Critérios de projeto
Graffitiguard foi desenvolvido para a aplicação convencional em duas ou três demãos, de modo a possibilitar a obtenção de espessura de filme seco entre 30 e 60 μm. O substrato deve estar seco, com umidade relativa inferior a 5%, e não estar sujeito a umidade ascendente. Demãos adicionais podem ser requeridas, caso a superfície seja muito porosa e apresente elevada absorção.

Preparo da superfície
É essencial que Graffitiguard seja aplicado sobre substrato íntegro, limpo e seco. Em aplicações sobre pinturas existentes, deve ser comprovada a aderência da pintura original ao substrato. Graffitiguard não deve ser aplicado sobre pintura não curada ou sobre superfície úmida. Sobre concreto novo, deve ser aplicado com teor de umidade inferior a 5 %. A pasta de cimento superficial deve ser removida a seco por jato abrasivo. Quando usado agente de cura, a superfície deve ser lixada para a sua remoção. Membranas de PVC não devem entrar em contato com o verniz e contaminações de óleo ou graxa devem ser removidas.

Aplicação

Graffitiguard é fornecido pronto para o uso e não deve ser diluído. Aplicar com rolo de lã de carneiro, de forma a obter uma camada contínua e uniforme. O período entre demãos é de 3 a 6 horas e a cura total é de 7 dias. Para grandes áreas pode-se utilizar equipamento de pulverização do tipo airless. Para evitar o possível escurecimento no caso de superfícies de concreto, aplicar previamente uma demão de Nitoprimer AW.

Informações importantes
Para a aplicação de Graffitiguard sobre tintas acrílicas, látex e texturas acrílicas disponíveis no mercado, deve-se executar, em função das diferentes formulações destes produtos, a aplicação prévia do selador Nitoprimer AW com o objetivo de eliminar a possibilidade de incompatibilidade química entre Graffitiguard e o substrato. Sobre esmaltes sintéticos, algumas texturas e outras pinturas deve-se realizar um teste de compatibilidade química em campo, observando a ocorrência de fenômenos como a formação de bolhas, o destacamento do verniz, a descoloração do acabamento da base ou qualquer outro efeito característico de ataques químicos. Superfícies pintadas com tintas e vernizes da linha Anchortec, como por exemplo, Concreguard AW, não necessitam da aplicação do selador Nitoprimer AW. Para superfícies muito porosas como texturas, deve-se aplicar o produto com equipamento de pulverização do tipo airless. Deve-se garantir a cobertura total da superfície com Graffitiguard, considerando as reentrâncias e irregularidades do acabamento de base, de forma a obter uma película contínua capaz de fornecer a proteção adequada quanto à impregnação das tintas de pichação. A superfície a ser protegida pode sofrer alteração de tonalidade após a aplicação de Graffitiguard. Este efeito pode ser minimizado ou até eliminado com a aplicação prévia de Nitoprimer AW. É importante observar os diferentes consumos para cada tipo de superfície, pois a maior porosidade do substrato implica em consumos também superiores para a obtenção da película contínua. Graffitiguard não deve ser aplicado sobre substratos não porosos ou de porosidade muito baixa, como revestimentos em cerâmica ou pedras ornamentais pouco porosas. Graffitiguard é um verniz de proteção e acabamento, devendo ser aplicado como último produto do sistema. No caso da necessidade de modificação do acabamento protegido com Graffitiguard, o produto somente poderá ser removido mecanicamente, com o uso de lixas e espátula metálica.

Remoção da pichação
Para remover a pichação basta utilizar uma estopa embebida com solvente para tintas do tipo “thinner”, esfregando-o sobre a superfície pichada. Lavar com água em seguida.

Limpeza dos equipamentos
Os equipamentos utilizados na aplicação de Graffitiguard podem ser limpos com o uso do Solvente 144 ou solventes para tintas de base poliuretano.

Embalagem

Fornecido em embalagens de 3,6 L

Validade

12 meses

Cuidados Especiais

Precauções
As medidas de higiene e de segurança do trabalho e as indicações quanto ao fogo, limpeza e disposição de resíduos devem seguir as recomendações constantes na FISPQ do produto.

IMPORTANTE: O rendimento e o desempenho do produto dependem das condições ideais de preparação da superfície/substrato onde será aplicado e de fatores externos alheios ao controle da ANCHORTEC, como uniformidade da superfície, umidade relativa do ar e ou de superfície, temperatura e condições climáticas, locais, além de conhecimentos técnicos e práticos do aplicador, usuário e outros. Em função destes fatores, o rendimento e performance podem apresentar variações.