Fospox P125

Característica:
Fospox P125 é uma tinta de fundo e/ou acabamento formulada à base de resina epóxi poliamida e pigmentada com fosfato de zinco, “Low Voc”, bicomponente e com excelentes propriedades anticorrosivas e de aderência, flexibilidade, umectabilidade e penetração, além de ótimas resistências químicas e mecânicas, especialmente ao impacto. Pode ser aplicada sobre “flash rusting” leve a moderado, sobre superfícies úmidas ou diretamente sobre aço ou tinta envelhecida que estejam fortemente aderidas, após ultra-hidrojateamento. Fospox P125 atende a norma da PETROBRAS N-2630.

Indicações

- Proteção primária, após ultra-hidrojateamento ou jateamento abrasivo, em obras vivas, costados e superestruturas de embarcações, estruturas metálicas, em ambientes de alta agressividade química e alta umidade

- Comumente utilizado em indústrias situadas em orla marítima

Dados Técnicos

Propriedades e características
Aspecto da película: Semifosco
Cores: Vermelho óxido, branco e cinza
Sólidos por volume: 82 +/- 2%
Massa específica mínima: 1,40 a 1,60 g/cm3
Espessura de filme úmido: 122 a 195 μm
Espessura de filme seco: 100 a 160 μm
Aderência: 10 MPa
Vida útil da mistura a 25 °C: 2 horas
Ponto de fulgor: 26 °C
Intervalo mínimo entre demãos a 25 °C: 16 horas
Intervalo máximo entre demãos a 25 °C: 48 horas
Tempo máximo de secagem ao toque a 25 °C: 3 horas
Tempo máximo de secagem completa a 25 °C: 16 horas
Solvente recomendado: Solvente 906

Rendimento teórico aproximado
Fospox P125: 8,2 m2/L na espessura de película seca de 100 μm. 5,1 m2/L na espessura de película seca de 160 μm.

Instruções de Uso

Preparo da superfície
Fospox P125 pode ser aplicada sobre tinta envelhecida ou diretamente sobre o aço tratado por jato abrasivo seco ou úmido. Alternativamente, o substrato pode ser tratado por ultra-hidrojateamento ou mecanicamente. O produto pode ser aplicado sobre leve corrosão que esteja fortemente aderida. Não requer perfil de ancoragem especial.

Preparo da tinta
Adicionar o componente endurecedor (Componente B) ao recipiente do componente base (Componente A) e misturar lentamente até obter a completa homogeneização. Aguardar aproximadamente 10 minutos para aplicação com sistema de pulverização do tipo airless e 15 minutos para aplicação com trincha ou rolo.

Proporção dos componentes
Componente A
Componente B

Em volume
4
1

Aplicação

Fospox P125 pode ser aplicada com trincha, rolo para epóxi ou sistema de pulverização do tipo airless (pressão de 210 kg/cm2). Evitar aplicação com umidade relativa do ar acima de 85%. Deve-se aplicar o produto de forma a obter a espessura mínima de filme seco de 100 a 160 μm por demão, observando o consumo recomendado. Para atender a norma à espessura final do filme seco deve situar-se entre 140 e 160 μm.

Diluição em solvente
Fospox P125 pode ser diluída em até 10% de Solvente 906, em volume.

NOTA: Por se tratar de produto de base epóxi, com o decorrer do tempo pode apresentar amarelamento, principalmente em ambientes externos e sob efeitos de raios U.V. ou até mesmo aqueles gerados por lâmpadas com este espectro em ambientes internos.

Embalagem

Fornecido em embalagens de 3,6 L

Armazenagem

Manter em local abrigado, seco, ventilado e nas embalagens originais lacradas.

Validade

24 meses

Cuidados Especiais

Precauções
Fospox P125 é inflamável. As medidas de higiene e de segurança do trabalho e as indicações quanto ao fogo, limpeza e disposição de resíduos devem seguir as recomendações constantes na FISPQ do produto.

IMPORTANTE: O rendimento e o desempenho do produto dependem das condições ideais de preparação da superfície/substrato onde será aplicado e de fatores externos alheios ao controle da ANCHORTEC, como uniformidade da superfície, umidade relativa do ar e ou de superfície, temperatura e condições climáticas, locais, além de conhecimentos técnicos e práticos do aplicador, usuário e outros. Em função destes fatores, o rendimento e performance podem apresentar variações.