Fosil 213

Característica:
Fosil 213 é uma tinta formulada à base de alumínio e silicone, bicomponente, desenvolvida para a proteção de superfícies metálicas expostas a temperaturas de até 600°C.

Indicações

– Para pintura de tubulações, chaminés, caldeiras, destiladores e equipamentos sujeitos a altas temperaturas

Dados Técnicos

Aspecto da película: Semifosco
Cor: Alumínio Sólidos por volume: 20 +/- 2%
Massa específica mínima: 0,97 g/cm3
Espessura de filme úmido: 100 μm
Espessura de filme seco: 20 μm Ponto de fulgor: 24 °C
Intervalo entre demãos a 25 °C: Não aplicável
Tempo máximo de secagem a 25 °C: Não aplicável
Solvente recomendado para baixas temperaturas: Solvente 900
Solvente recomendado parra altas temperaturas: Solvente 901

Instruções de Uso

Preparo da superfície
Fosil 213 deve ser aplicado sobre superfícies metálicas limpas, desengraxadas e isentas de produtos de corrosão. Pode-se executar jateamento abrasivo ou lixamento mecânico para a remoção de produtos de corrosão até atingir padrão visual de “metal branco” Sa3, conforme norma SIS- 05.5900, com perfil de rugosidade de 20 μm ou sobre tinta de fundo etil silicato, shop primer etil silicato ou silicato inorgânico de zinco.

Preparo da tinta
Adicionar o componente líquido (Componente A) ao recipiente do componente pasta (Componente B), misturando lentamente até completa homogeneização. Aguardar aproximadamente 10 minutos antes de aplicar.

Proporção da mistura  Em volume 
Componente A (pó de zinco) 6,5
Componente B (líquido) 1,0

 

Aplicação

Fosil 213 pode ser aplicado com trincha, rolo, pistola convencional ou sistema de pulverização do tipo airless. Não pintar com umidade relativa do ar acima de 85%. Deve-se aplicar o produto de forma a obter a espessura mínima de filme seco de 20 μm por demão, observando o consumo recomendado. Após 24 horas da aplicação, submeter o equipamento à temperatura de 150 °C durante o período de 2 horas e logo após elevar a temperatura a 250 °C mantendo por 3 horas. Finalizado este período, elevar para a temperatura normal de operação do equipamento.

Diluição em solvente

Fosil 213 pode ser diluído em até 10% de Solvente 900 ou Solvente 901, em volume.

Rendimentos/Tabelas de Consumo

10,0 m2/L na espessura de película seca de 20 _6;m.

Embalagem

Fornecido em embalagens de 3,6 L.

Armazenagem

Manter em local abrigado, seco, ventilado e na embalagem original lacrada.

Validade

Validade é de 24 meses.

Cuidados Especiais

Fosil 213 é inflamável. As medidas de higiene e de segurança do trabalho e as indicações quanto ao fogo, limpeza e disposição de resíduos devem seguir as recomendações constantes na FISPQ do produto.

IMPORTANTE: O rendimento e o desempenho do produto dependem das condições ideais de preparação da superfície/substrato onde será aplicado e de fatores externos alheios ao controle da ANCHORTEC, como uniformidade da superfície, umidade relativa do ar e ou de superfície, temperatura e condições climáticas, locais, além de conhecimentos técnicos e práticos do aplicador, usuário e outros. Em função destes fatores, o rendimento e performance podem apresentar variações.