Fosfiber C

Característica:
O Sistema Fosfiber C é um compósito formado por uma manta de fibra de carbono e por resinas à base de epóxi, destinado ao reforço de estruturas de concreto. O sistema completo é composto pela resina de imprimação Nitoprimer CF50, pela argamassa de regularização Anchormassa CF Putty (quando é necessário regularizar a superfície), pela resina de impregnação Anchorbond CF55 e pela manta de fibra de carbono Fosfiber C, cada qual com determinada finalidade. A manta de fibra de carbono Fosfiber C é fornecida pré-impregnada, costurada e colada a um papel suporte. É um material produzido em condições industriais, com elevado rigor tecnológico e controle de qualidade. As fibras de carbono apresentam elevada resistência à tração, propriedade que em condições normais de uso é aproveitada apenas em cerca de 30 % de sua capacidade total, devido às limitações exigidas para a deformação máxima dos substratos de concreto. A aderência ao substrato e entre as diferentes camadas da manta é garantida pelas resinas componentes do sistema.
Nitoprimer CF50 é um adesivo à base de resina epóxi-poliamina, isento de solventes, de baixa viscosidade e com alto poder de penetração. Este primer tem a função de garantir a aderência da argamassa de regularização Anchormassa CF Putty ao substrato de concreto.
Anchormassa CF Putty é uma argamassa à base de resina epóxi, bicomponente, isenta de solventes e de fácil aplicação, destinada ao nivelamento e/ou regularização de superfícies de concreto, quando esta operação se faz necessária. Dependendo das especificações de projeto, pode ser aplicada diretamente sobre o concreto seco ou sobre Nitoprimer CF50. Anchorbond CF55 é um adesivo de base epóxi, bicomponente, formulado com endurecedor de amina e isento de solventes, com o qual a manta Fosfiber C é impregnada. Anchorbond CF55 possui excelente resistência a bases, ácidos diluídos, soluções salinas, óleos minerais, além de ótimas resistências ao intemperismo e ao amarelamento. Devido ao seu alto poder de umectabilidade, Anchorbond CF55 é um ótimo saturante. O produto apresenta bom comportamento entre -35 e 80 °C em exposição seca e até 40 °C em exposição úmida. Anchorbond CF55 pode ser aplicado diretamente sobre Nitoprimer CF50 quando o substrato apresentar boas condições de nivelamento, ou sobre Anchormassa CF Putty quando o substrato necessitar regularização. O desempenho estrutural do sistema de reforço com fibra de carbono não depende apenas da qualidade dos materiais componentes, mas também da correta especificação de um calculista estrutural, do adequado preparo do substrato e de uma execução responsável, com qualidade e controle por parte de aplicadores certificados.

Indicações

- Reabilitação da capacidade portante de estruturas deterioradas ou danificadas

- Adequação às mudanças de utilização de elementos sujeitos ao aumento de cargas e/ou à mudanças de geometria

- Adequação das estruturas às novas exigências normativas

- Correção de erros de projeto e/ou execução

- Freqüentemente aplicado em pilares, vigas e lajes de pontes, de estruturas industriais, de estacionamentos e de edifícios em geral, em muros, estruturas aporticadas e reticuladas, em estruturas de subsolos de garagens, muros de arrimo, poços de elevador e paredes diafragma. Como reforço de estruturas em áreas com perigo de explosão, paredes cisalhadas por recalque diferencial ou por deformações térmicas, em tubulações, túneis, chaminés, etc.

- Obras de restauração ou reformas em geral

Contra-Indicações

- Aumento das resistências mecânicas: à flexão, ao cisalhamento, à compressão, ao impacto e à fadiga

- Manutenção das seções originais das peças reforçadas

- Manutenção ou incremento de cargas de edificações

- Facilidade de manuseio, instalação e limpeza da obra

- Velocidade de execução do reforço

- Maior durabilidade das peças reforçadas

- Qualidade dos reforços estruturais

- Redução dos custos de paralisação e de manutenção

Dados Técnicos

Produto Nitoprimer CF50 Anchormassa CF Putty Anchorbond CF55
Massa específica (ASTM D-1475): 1,05 kg/dm³ 1,80 kg/dm³ 1,05 kg/dm³
Coloração: Âmbar claro Cinza Alaranjado
Tempo em aberto a 25 °C (Pot life): 50 minutos 1 hora 25 minutos
Tempo em aberto a 35 °C (Pot life): 20 minutos 30 minutos 20 minutos
Consistência: 65 segundos argamassa 60 segundos
Sólidos por volume: 100% 98 +/- 2% 100%
Vida útil da mistura: 15 minutos 1 hora 90 minutos
Tempo de secagem ao toque: 3 a 6 horas 40 minutos 3 a 6 horas
Cura final: 7 dias 7 dias 7 dias
Alongamento à ruptura: 0,2175 mm/mm 1,6% 0,2903 mm/mm
Tensão de ruptura: 3,6 MPa (100% no concreto) 2,8 MPa (100% no concreto) 3,5 MPa (100% no concreto)
Resistência à tração: 19,0 + 3,0 MPa 25,0 +/- 2 MPa 60,0 + 3,0 MPa
Ponto de fulgor: 72 °C 93 °C 72 °C
Consumo teórico aproximado*: 0,25 kg/m² 0,20 a 0,75 kg/m² 0,50 kg/m²
Espessura: 1 a 2 mm
Embalagem: conjuntos de 1 kg conjuntos de 1 kg conjuntos de 1 kg
Validade: 24 meses 24 meses 24 meses

 

Produto  Fosfiber C – N 300
Tipo: Alta resistência
Massa unitária: 300 g/m2
Massa específica: 1,80 g/cm3
Espessura de projeto: 0,167 mm
Resistência à tração de projeto: 3.550 MPa
Módulo de deformação à tração: 235 GPa
Alongamento na ruptura: 1,5%

 

Instruções de Uso

A aplicação do Sistema Fosfiber C exige a elaboração de um projeto específico, que deve ser composto pelo cálculo estrutural do reforço e seus detalhamentos e deve ser realizado por um especialista com experiência neste segmento.

Preparo da superfície
Todos os vértices vivos e arestas dos elementos estruturais a serem reforçados deverão ser desbastados, tornando-os arredondados. A superfície de concreto deve apresentar-se limpa, íntegra, isenta de óleos, graxas e quaisquer substâncias contaminantes. Recomenda-se o jateamento abrasivo para a remoção de materiais soltos e da pasta de cimento superficial. O substrato deve estar seco e totalmente curado.

Procedimentos executivos
A aplicação dos produtos que compõem o Sistema Fosfiber C deve ser realizada com umidade relativa do ar inferior a 85%. Para a mistura dos produtos recomenda-se utilizar uma Hélice Anchorpiso acoplada a uma furadeira de baixa rotação (400 a 500 rpm).

Aplicação

Nitoprimer CF50: Adicionar o componente endurecedor (Componente B) ao componente base (Componente A), misturando lentamente até a completa homogeneização do produto. Nitoprimer CF50 deve ser aplicado sobre o concreto preparado, com o uso de trincha ou rolo de epóxi de pêlo curto, cobrindo totalmente a superfície.

Anchormassa CF Putty: Pré-misturar mecanicamente o componente base (componente A). Adicionar em seguida a totalidade do componente endurecedor (componente B) e misturar por aproximadamente 3 minutos, até a homogeneização do produto. Com o primer Nitoprimer CF50 ainda na condição “pegajosa a toque”, aplicar Anchormassa CF Putty com o uso de espátula ou desempenadeira metálica, pressionando o material sobre a superfície e espalhando-o uniformemente garantindo espessura única sem imperfeições. Dar acabamento com desempenadeira metálica, preservando a configuração geométrica curva nos vértices vivos e arestas, com raio igual ou superior a 2,5 cm.

Anchorbond CF55: Adicionar lentamente a totalidade do componente endurecedor (componente B) à embalagem do componente base (componente A). Proceder mistura manual ou mecânica de forma rigorosa garantindo a completa homogeneização do produto. A temperatura dos componentes no momento da mistura não deve ser superior a 20 °C, sob pena de haver redução considerável do tempo em aberto (open time) da mistura. A impregnação do adesivo Anchorbond CF55 deve ser realizada diretamente sobre a manta Fosfiber C, utilizando trincha ou rolo de epóxi de pêlo curto.

Fosfiber C: A manta de fibra de carbono Fosfiber C previamente impregnada deve ser instalada atendendo as especificações de projeto. Com o auxílio de um rolo de epóxi de pêlo curto, comprimir a manta sobre o substrato de modo a garantir total contato entre ambos e remover eventuais bolhas. Caso o projeto exija mais de uma camada da manta de fibra de carbono, aguardar o endurecimento da(s) camada(s) anterior(es) e repetir o processo de impregnação com Anchorbond CF55 e instalação da manta Fosfiber C, tantas vezes quantas forem necessárias.

Embalagem

Fornecido em rolos de 100m (50m2).

Armazenagem

Manter em local seco e na embalagem original lacrada.

Validade

Validade de 24 meses.

Cuidados Especiais

As medidas de higiene e de segurança do trabalho e as indicações quanto ao fogo, limpeza e disposição de resíduos devem seguir as recomendações constantes nas FISPQs dos produtos.

IMPORTANTE: O rendimento e o desempenho do produto dependem das condições ideais de preparação da superfície/substrato onde será aplicado e de fatores externos alheios ao controle da ANCHORTEC, como uniformidade da superfície, umidade relativa do ar e ou de superfície, temperatura e condições climáticas, locais, além de conhecimentos técnicos e práticos do aplicador, usuário e outros. Em função destes fatores, o rendimento e performance podem apresentar variações.