Epolith P

Selante semi-rígido para juntas, à base de epóxi.

Descrição do Produto

EPOLITH P é um selante semi-rígido, base epóxi com 100 % de sólidos formulado para uso em juntas de controle e para colmatação de fissuras passivas. O EPOLITH P é indicado para juntas de pisos de concreto como reforço de borda para evitar o lascamento e a deterioração do piso. Possui resistência à perfuração e à abrasão tornando-se apropriado para juntas horizontais de alto trafego.

Propriedades e Benefícios

EPOLITH P confere as seguintes qualidades especiais:

Campos de Aplicação

EPOLITH P foi especialmente desenvolvido para preencher juntas e fissuras com movimentação máxima de 10%, tais como:

• Centros de Distribuição;
• Armazéns;
• Superfícies horizontais ;
• Regiões delimitadas com disco de corte/juntas de controle;
• Colmatação de fissuras, passivas, inclusive em casos de segurança (cadeias/presídios);
• Aumento da resistência a impacto da junta.

Modo de Utilização / Aplicação

- Preparo da Superfície:

O concreto deverá estar totalmente curado. Deverá ser dado tempo suficiente para que a retração inicial do concreto ocorra (geralmente de 90 a 120 dias). As superfícies das juntas deverão estar estruturalmente sãs, secas, limpas, isentas de pó, umidade, partículas soltas, óleo, graxa, asfalto, piche, tinta, cera, ferrugem, impermeabilizantes, produtos de cura, desmoldantes, membranas e quaisquer outros materiais estranhos. O concreto e a alvenaria deverão ser limpos. Deverá ser limpo por desbaste mecânico, jateamento de areia ou escovamento com escova de cerdas metálicas quando necessário. A superfície aberta deverá estar livre de contaminação ou camada fraca de exsudação.

- Preparo do produto:

Deverá ser fracionado com o auxílio do copo dosador que acompanha o produto na quantidade desejada e relação de mistura 1:1 em volume. Utilizar um recipiente separado e de tamanho adequado para a mistura para manter a correta propoorção de mistura.

EPOLITH P é um sistema bicomponente e deverá ser homogeneizado antes do uso. Com um misturador portátil ou uma haste misturadora acoplada à furadeira de baixa rotação (80-100 rpm), misturar Parte A com Parte B durante 5 a 7 minutos. Durante o processo, é importante que a haste misturadora atinja o fundo e raspe a lateral do recipiente várias vezes. Além disso, a haste também deverá ser raspada para a garantia de uma mistura completa. A lâmina da hélice deverá ser mantida sob a superfície do material para evitar a incorporação de ar.

- Aplicação:

EPOLITH P poderá ser derramado em uma lata dotada de bico ou aplicado com pistola profissional para grandes volumes. Retire material em excesso durante 24 horas.

- Consumo:

- Limpeza:

As ferramentas e materiais utilizados devem ser limpos com solvente para epóxi imediatamente após o uso.

Após a cura o material somente será removido mecanicamente.

Dados Técnicos

Embalagem e Armazenagem

Transporte e Segurança

Informações Complementares

Para um melhor desempenho:

EPOLITH P não deverá ser aplicado sob temperaturas abaixo de 13oC; EPOLITH P não deverá ser usado em juntas de expansão com alto grau de movimentação;
Este produto não se destina a uso sob imersão contínua;
Este produto não se destina a uso em áreas sujeitas a ataque químico prolongado ou severo;
Este produto não é apropriado para uso externo;
O tempo de cura deverá ser aumentado em condições frias;
A largura ou profundidade da junta não deverá exceder 13 mm para aplicações verticais;
EPOLITH P poderá amarelar na presença de calor ou intensa luminosidade, no entanto não afetará o desempenho do selante;
Não aplicar o produto sobre enchimentos do tipo delimitadores de profundidade, consultar a BASF.

O concreto sofrerá retração a taxas variáveis num extenso período de tempo, podendo chegar a um ano, ou mais. As lajes também poderão sofrer assentamento plástico. Quanto mais cedo o EPOLITH P for aplicado após o lançamento do concreto, maior a probabilidade de perda de aderência devida à retração de secagem ou ao assentamento plástico do concreto. Para fazer o reparo, preencher com o EPOLITH P adicional e proteger ao tráfego até a cura do material. Areia quartzosa limpa e seca poderá ser usada para a colmatação de fissuras na base da junta, se tiver aprovação do especificador; entretanto, a BASF recomenda a aplicação mínima de EPOLITH P em 2/3 da profundidade da junta, ou 25 mm, o que for maior.