Concreguard BS / FS

Característica:
Concreguard BS e Concreguard FS são vernizes monocomponentes, transparentes, à base de resina acrílica pura dispersa em solvente. Aplicados sobre superfícies cimentícias formam uma barreira de proteção superficial resistente a fotodegradação. O filme curado é impermeável e isento de poros, formando uma barreira que impede a penetração de água e de agentes agressivos. Pode ser aplicado diretamente sobre superfícies cimentícias ou sobre a imprimação previamente aplicada e seca de Nitoprimer AW, formando um sistema de proteção.

Indicações

– Como sistemas de proteção superficial de estruturas de concreto aparente, em áreas internas e externas

– Proteção de estruturas de concreto ou alvenaria aparente

Vantagens

– Podem ser utilizados em superfícies internas e externas

– Conferem maior durabilidade às estruturas, pois oferecem proteção contra carbonatação, lixiviação e deposição de fuligem

– Apresentam elevada aderência ao substrato

– Facilitam a limpeza de fachadas e elementos de concreto

– Fácil aplicação

– Apresentam excelente efeito estético

Dados Técnicos

Propriedades e características
Produto Concreguard BS Concreguard FS
Massa específica: 0,91 kg/dm3 0,91 kg/dm3
Período entre demãos: 6 a 8 horas 6 a 8 horas
Tempo de secagem ao toque: 20 a 60 min 20 a 60 min
Cura total: 6 a 8 horas 6 a 8 horas
Número de demãos: 1 a 3 1 a 3
Temperatura de aplicação: 10 a 35 oC 10 a 35 oC
Aspecto da película: Transparente semibrilhante Transparente fosco Viscosidade: 50 a 100 cP 50 a 90 cP
Resistência aos raios UV (ASTM G53): 2000 horas sem alteração 2000 horas sem alteração

Consumo teórico aproximado
Concreguard BS ou Concreguard FS: 0,100 a 0,200 L/m²/demão.

Rendimento teórico aproximado
Concreguard BS ou Concreguard FS: 45 a 90 m² por embalagem de 18 L em 2 demãos.

Instruções de Uso

Preparo do substrato
A superfície deve apresentar-se íntegra, seca e isenta de óleos, materiais soltos, poeira, fuligem, resíduos de desmoldantes ou agentes de cura. Os substratos cimentícios devem apresentar umidade relativa inferior a 5% para receber a pintura. Executar preferencialmente jateamento abrasivo ou lixamento mecânico das superfícies a serem protegidas. Caso existam manchas superficiais ou elevada porosidade no concreto, recomenda-se estucar a superfície com pasta de cimento aditivada com o adesivo Nitobond AR ou com o uso de argamassa polimérica Anchormassa FC2. Para aplicação sobre pinturas existentes, é necessário avaliar a compatibilidade entre os materiais e a aderência residual da pintura de base.

Aplicação

Pode-se aplicar o verniz diretamente sobre o substrato de concreto, no entanto, recomenda-se selar previamente a superfície com Nitoprimer AW para obter melhor estabilidade da cor, evitando o escurecimento da superfície acabada. Caso tenha sido executado o estucamento, após 7 dias do término da cura e com as superfícies limpas e secas, aplicar Nitoprimer AW de maneira uniforme em uma única demão, mediante a utilização de pistola de pulverização do tipo airless, rolo de lã de carneiro ou trincha. Esta aplicação deve ser cuidadosa para garantir o selamento total da superfície do concreto. Após 6 a 8 horas, aplicar a primeira demão do verniz selecionado, Concreguard BS ou Concreguard FS, mediante o mesmo processo. Aplicar a(s) demão(s) subseqüente(s) respeitando o intervalo de 6 a 8 horas entre elas, produzindo o acabamento final especificado.

Embalagem

Fornecidos em embalagens de 18 L

Armazenagem

Manter em local seco, ventilado e na embalagem original lacrada.

Validade

12 meses

Cuidados Especiais

Precauções
Concreguard BS e Concreguard FS são inflamáveis. As medidas de higiene e de segurança do trabalho e as indicações quanto ao fogo, limpeza e disposição de resíduos devem seguir as recomendações constantes nas FISPQ’s dos produtos.

IMPORTANTE: O rendimento e o desempenho do produto dependem das condições ideais de preparação da superfície/substrato onde será aplicado e de fatores externos alheios ao controle da ANCHORTEC, como uniformidade da superfície, umidade relativa do ar e ou de superfície, temperatura e condições climáticas, locais, além de conhecimentos técnicos e práticos do aplicador, usuário e outros. Em função destes fatores, o rendimento e performance podem apresentar variações.