Característica:
Chapix SBR é uma emulsão de polímero estireno-butadieno, denominado SBR, e aditivos especiais, desenvolvido para proporcionar melhor aderência de argamassas e chapiscos cimentícios.
Indicações
– Em chapiscos comuns e rolados para aplicação em paredes internas e externas, secas ou úmidas
– Em argamassas de acabamento para paredes internas e externas
– Como ponte de aderência para argamassas convencionais
Vantagens
– Facilita a aplicação do chapisco rolado, reduzindo as perdas de material e a geração de sujeira na obra
– Produto resistente à umidade, não reemulsiona
– Diminui a retração e a permeabilidade de chapiscos e argamassas
– Aumenta a coesão das argamassas
– Reduz a fissuração em argamassas de revestimento
– Produto monocomponente pronto para o uso
Dados Técnicos
Propriedades e características
Aspecto: Líquido branco leitoso
Massa específica (ASTM D-1475): 1,050 kg/dm3
pH: Alcalino
Aplicação | Consumo (L/ m2) |
Consumo (L/ m3) |
Parâmetro de Referência |
Chapiscos Comuns | 0,40 | 140 | Espessura de 3 mm |
Chapiscos Rolados | 0,44 | 150 | Espessura de 3 mm |
Argamassas de emboços | 1,60 | 80 | Espessura de 20 mm |
Instruções de Uso
Critérios de projeto
Chapix SBR deve ser diluído na água de amassamento em proporções que variam de acordo com o traço utilizado e a finalidade de sua aplicação. Os traços e proporções sugeridos a seguir estão especificados em volume de acordo com cada tipo de composição, porém, a confirmação das proporções de Chapix SBR deverá ser realizada previamente na obra ou em laboratório em função das especificações de projeto e do tipo e classe de cimento Portland utilizado.
Preparo do substrato
Para a aplicação de chapisco comum ou rolado deve-se saturar a superfície dos substratos porosos, como alvenaria ou concreto, até a condição de superfície saturada e seca, ou seja, úmida, mas sem o empoçamento de água. A aplicação de argamassas de emboço deve ser executada sobre o chapisco curado.
Aplicação
Para todas as aplicações, é importante observar que Chapix SBR é uma emulsão de polímero estireno-butadieno, aditivos e água. Desta forma, a quantidade da água de amassamento deve ser reduzida de forma proporcional à adição de Chapix SBR com o objetivo de manter a relação água/cimento da mistura, sempre lembrando que quanto menor esta relação, melhores as propriedades mecânicas e físicas das argamassas.
Esta redução está indicada em cada traço descrito abaixo, sendo separadas as proporções da água de amassamento e de Chapix SBR que, juntas, compõem a relação líquido/cimento indicada.
Chapiscos comuns – Relação líquido/cimento < 1,05
1 parte de cimento* : 3 partes de areia : 0,70 partes de água : 0,35 partes de Chapix SBR**
Chapiscos rolados – Relação líquido/cimento < 0,90
1 parte de cimento* : 2 partes de areia : 0,60 partes de água : 0,30 partes de Chapix SBR**
Argamassa de emboço – Relação líquido/cimento < 0,48
1 parte de cimento* : 3 partes de areia : 0,32 partes de água : 0,16 partes de Chapix SBR**
* Cimento Portland
** Observar que as proporções acima já contemplam a dedução da quantidade de água proporcional à quantidade adicionada de Chapix SBR
Rendimentos/Tabelas de Consumo
Embalagem: 18 L – Chapiscos comuns: 45,0 m2. Para outras aplicações consultar ficha técnica.
Embalagem
1 L, 3,6 L, 18 L e 200 L.
Armazenagem
Manter em local seco e na embalagem original lacrada.
Validade
12 meses
Cuidados Especiais
Precauções
As medidas de higiene e de segurança do trabalho e as indicações quanto ao fogo, limpeza e disposição de resíduos devem seguir as recomendações constantes na FISPQ do produto.
IMPORTANTE: O rendimento e o desempenho do produto dependem das condições ideais de preparação da superfície/substrato onde será aplicado e de fatores externos alheios ao controle da ANCHORTEC, como uniformidade da superfície, umidade relativa do ar e ou de superfície, temperatura e condições climáticas, locais, além de conhecimentos técnicos e práticos do aplicador, usuário e outros. Em função destes fatores, o rendimento e performance podem apresentar variações.
Rua Orlando Dei Santi, 1100
Jd. América
(19) 3405.7001
Rua Lauro Vannucci, 151 A
Jd. Santa Cândida
(19) 3251.0004
(19) 97165.1775
Casa D'Água e os cookies: Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Para saber mais, acesse a nossaPolítica de Privacidade.
Av. Dois Córregos, 1646
Dois Córregos
(19) 3434.3424