BENTOGROUT

A BENTOGROUT ® é uma argamassa com alto teor de sólidos que consiste de uma mistura exclusiva de bentonite e polímeros formulada para selar infiltrações de água em estruturas subterrâneas existentes. A BENTOGROUT ® é bombeada em estado líquido junto ao exterior da estrutura, onde seca até ficar num estado gelatinoso, formando uma barreira impermeabilizante. A BENTOGROUT ® pode ser utilizada para selar infiltrações em fundações de concreto, blocos de cimento, tijolos e pedra.

É fácil e rápida de instalar. Simplesmente misture a BENTOGROUT ® com água e bombeie a mistura de modo adjacente ao exterior do edifício. De seguida, solidifica e expande-se ligeiramente formando uma barreira impermeabilizante. Pode ser bombeada por cima do chão do lado de fora da estrutura sem escavar, bem como do interior da estrutura através de orifícios perfurados nas paredes ou lajes. É necessário uma quantidade limitada de espaço para a injeção.

Ao contrário de muitos produtos corretivos de impermeabilização que são aplicados ao interior da fundação como tratamento de superfície, a BENTOGROUT ® é aplicada ao exterior do edifício onde para a água antes de que possa penetrar na estrutura e corroer ainda mais o aço de reforço. A barreira grossa de BENTOGROUT ® cobre a superfície exterior da estrutura, enchendo vazios no solo adjacente e selando pequenas fissuras no concreto. Para além disso, a BENTOGROUT ® tem a capacidade de ser autovedante se a estrutura assentar-se, por isso, o seu desempenho não é limitado por pequenas fissuras no concreto no futuro. A BENTOGROUT ® não retrai nem seca nas formações de solo subterrâneas e não é afetada pelo ciclo de congelamento/derreter. Permanece flexível, mantém uma consistência de massa com o passar do tempo e retém o potencial de expansão para se autosselar. Para além disso, como a BENTOGROUT ® consiste principalmente de minerais naturais, é amiga do ambiente e durará durante o período de vida da estrutura.

APLICAÇÕES
• Paredes de fundações
• Lajes de fundações
• Túneis
• Interligação das estacas prancha
• Paredes de fundações em concreto e alvenaria
• Paredes de diafragma
• poços de elevador

EMBALAGEM
A BENTOGROUT ® é embalada em sacos multifolhados de 23,7 kg; 40 sacos por palete. Armazenar num local com uma temperatura seca e moderada.

PREPARAÇÃO
Localizar e marcar todas as linhas de serviços elétricos, esgotos e mecânicos subterrâneos antes das operações de injeção. Para a operação ser realizada com sucesso, a instalação deve ocorrer sem falhas mecânicas da misturadora/bomba de BENTOGROUT ® . Deve assegurar que todos os materiais necessários estão disponíveis e em boas condições de operação antes de se começar com a aplicação. Se o bombeamento for realizado a partir do interior do edifício, as operações de perfuração devem ser completadas antes de se misturar a BENTOGROUT ® .

Cabeça de Injeção Exterior: O aplicador necessitará de fabricar uma “Cabeça de Injeção” para ligar a mangueira de injeção ao tubo de injeção. Um exemplo da montagem desta “Cabeça de Injeção” encontra-se ilustrado por baixo. A figura 1 ilustra a montagem de uma Cabeça de Injeção com um acessório de encaixe rápido, válvula de interrupção, válvula de três vias e tampa de extremidade. Na parte de baixo da válvula de três vias encontra-se o tubo de injeção(comprimento a ser determinado pelos requerimentos de profundidade do projeto); tipicamente 2,4 m a 3,0 m). A Cabeça de Injeção também serve de alavanca para o aplicador quando estiver a inserir o tubo no substrato do solo.

Misturar Água: Utilize somente água fria; aproximadamente 53 litros. É mais fácil misturar a BENTOGROUT ® em água fria com um pH entre 8 e 10. A água mais quente pode acelerar o tempo de secagem da argamassa. Equipamento: A CETCO recomenda a utilização da Bomba e Misturadora para BENTOGROUT ® da CETCO, uma vez que o equipamento foi concebido especificamente para a BENTOGROUT ® . Utilize equipamento capaz de produzir um movimento de cisalhamento e agitação contínuo. O equipamento da CETCO para a BENTOGROUT ® consiste de bombas de cavidade progressivas com misturadores de pás verticais e misturadores horizontais (tipo ribbon blender). Não se recomenda a utilização de uma bomba de pistão devido aos aumentos súbitos da contrapressão. Cuidado: O bombeamento de qualquer material sob pressão pode causar o levantamento ou movimento de estruturas adjacentes.

A Bomba e Misturadora para BENTOGROUT ® da CETCO são unidades separadas montadas sobre rodas, que pesam 77 kg e 95 kg, respetivamente. Cada uma é propulsionada por um motor elétrico de 1 CV (Figura 2). A bomba de BENTOGROUT ® da CETCO consiste de uma bomba horizontal helicoidal com a capacidade de bombear consistentemente 11 litros por minuto e com uma tremonha com uma capacidade de 68 litros. A Misturadora para BENTOGROUT ® da CETCO tem a capacidade de misturar um saco de 23,7 kg de BENTOGROUT ® em aproximadamente 8 minutos com as três pás para mistura e tem uma capacidade de mistura de 83 litros. Ambas as unidades são inteiramente elétricas e só requerem corrente de 120 V, 15 AMP (tomada GFI normal). Para mais informação ou para comprar a Bomba, Misturadora e acessórios para BENTOGROUT ® da CETCO, contacte o seu representante de vendas da CETCO. Pressões da Bomba: A BENTOGROUT ® é normalmente bombeada a uma pressão entre 0,7 a 5,5 bar. Uma vez que há muitas variáveis nos locais de trabalho, a pressão de bombeamento real irá variar. As variáveis podem incluir a quantidade de água acrescentada à BENTOGROUT ® , o diâmetro e comprimento da mangueira de bombeamento, a resistência da cabeça da mangueira, o material e compactação do substrato, etc. Por exemplo, em áreas com grandes vazios, a pressão de bombeamento pode ser só de 0,7 bar, mas assim que a contrapressão se forme, pode atingir 7,0 ou 14 bar. Preste cuidadosamente atenção à pressão de bombeamento ao instalar a BENTOGROUT ® . Abrande à medida que a pressão aumenta. Pode posicionar também um trabalhador dentro da estrutura para supervisionar a injeção. Isto é particularmente importante com fundações em blocos de cimento. Mangueira de Bombeamento: Recomendamos a utilização de uma mangueira de bombeamento de 25 mm com uma capacidade de pressão mínima de 14 bar. A mangueira de bombeamento deve ser o mais curta possível sem limitar as operações de modo adverso. Quanto mais longa for a mangueira e mais voltas der, mais a pressão de injeção irá diminuir no local de injeção.

INSTALAÇÃO
Instruções para Mistura: Adicionar 53 litros de água potavél à misturadora motorizada e adicionar um só saco de 23,7 kg de BENTOGROUT ® seca à água. Misturar completamente durante aproximadamente 5 a 8 minutos até ter uma consistência semelhante às papas de aveia. A BENTOGROUT ® pode ser bombeada e colocada durante 45 minutos após ser misturada. Depois da mistura, se o bombeamento for parado ou suspenso, utilize o acessório ByPass Assembly da CETCO para voltar a colocar o material na tremonha da bomba, para reciclar a BENTOGROUT ® durante o período de suspensão. Não deixe a BENTOGROUT ® misturada permanecer na mangueira. Irá endurecer e entupir a mangueira. Se parar de utilizar o equipamento, passe água pelo equipamento durante 20 minutos ou mais. Taxa de Cobertura: A BENTOGROUT ® tem uma espessura típica de instalação de 12 mm ou mais. As taxas de cobertura irão variar consoante a profundidade de injeção, existência de cavidades, compactação do solo, distribuição do material, etc. Um saco de 23,7 kg de BENTOGROUT ® produz 0,06 metros cúbicos de argamassa. Estimando uma taxa de cobertura de 12 mm de espessura sem quaisquer cavidades, um saco de 23,7 kg deve cobrir 4,6 m2, aproximadamente. Os resultados reais irão variar consoante cada projeto.

Injeção da Superfície a Partir do Exterior do Edifício: Utilize um tubo de aço de parede grossa com 10 a 19 mm de diâmetro como tubo de injeção para aplicar a BENTOGROUT ® . Corte a ponta do tubo com um ângulo de 45°, para ajudar a enfiar o tubo de injeção no chão. Pode-se inserir e remover um só tubo repetidamente ou inserir vários tubos com a injeção feita de seguida de modo sequencial. Insira o tubo de injeção o mais próximo possível da parede da fundação com 0,6 a 1,2 m entre centros e empurre o tubo até chegar à parte de cima do laje ou até à profundidade desejada. Utilize uma broca para azulejos ou uma broca comprida para fazer a primeira parte do orifício de injeção. Com uma Cabeça de Injeção de Conexão Única, utilize a argamassa como um meio de perfuração para ajudar a enfiar o tubo (ser a Figura 1). Para grandes profundidades, poderá ser inicialmente necessário utilizar andaimes ao inserir um tubo longo. Depois de inserir o tubo de injeção até à profundidade desejada, bombeie a BENTOGROUT ® até que comece a sair a nível do chão ou até atingir uma contrapressão significativa. (Cuidado: Deve ter cuidado para não injetar a BENTOGROUT ® na placa de drenagem subterrânea. Continue a bombear a BENTOGROUT ® , ao mesmo tempo que retira lentamente o tubo de injeção. De seguida, passe para um ponto de injeção adjacente e continue o processo. Os pontos de injeção são normalmente espaçados com 0,6 m a 1,2 m de distância entre centros. Condições com uma elevada densidade do solo necessitarão de pontos de injeção menos espaçados, ao passo que solos menos densos poderão só necessitar de pontos de injeção com 1,2 m de distância. Depois da injeção do exterior da parede com BENTOGROUT ® , uma segunda série de injeções pode ser realizada nos intervalos dos orifícios de injeção anteriores, para garantir que o exterior fica completamente coberto. Injeção a partir do Interior através da Laje ou Parede: Utilize uma broca com 38 mm de diâmetro para fazer um orifício inicial com 150 mm de profundidade no betão (para colocar o Obturador de Injeção da CETCO). A partir da profundidade de 150 mm, continue a perfurar o resto do betão com uma broca com um diâmetro de 19 a 25 mm. Depois de fazer o orifício, insira o obturador de Injeção da CETCO com a junta vermelha totalmente colocada dentro da secção do orifício de 38mm e de seguida aperte e coloque o obturador de Injeção de modo firme com a pega. Instale o obturador de Injeção com a válvula de esfera fechada. De seguida, encaixe o indicador de pressão da CETCO e a Mangueira de Injeção da CETCO no obturador de Injeção. Perfure a fila de baixo de orifícios de injeção da parede o mais próximo possível da parede/laje, espaçados a uma distância de 1,2 m entre centros. Perfure a segunda fila 1,2 m por cima da fila de baixo e deslocados 0,6 m da fila de baixo. Perfure as filas subsequentes (conforme seja necessário) seguindo o mesmo padrão da fila anterior: 1,2 m e deslocados 0,6 m (criando um padrão em diamante).

Para injeções em paredes no interior, comece com a injeção da argamassa no ponto mais baixo da parede, trabalhando de baixo para cima. Deve perfurar um mínimo de dois orifícios – um para injetar a argamassa e outro para a saída de pressão. Antes de bombear a BENTOGROUT ® , abra a válvula de esfera do obturador de injeção e obturador(es) de injeção adjacente(s). De seguida, bombeie a BENTOGROUT ® através do obturador de injeção até que a BENTOGROUT ® comece a sair de obturadores de injeção adjacentes (com a válvula de esfera aberta) ou até atingir um nível significativo decontrapressão. Quando vir que a BENTOGROUT ® começa a sair de obturadores de injeção adjacentes, terá atingido um nível positivo de fluxo de BENTOGROUT ® entre obturadores (a cavidade está a ser enchida). Feche a válvula de esfera do obturador de injeção adjacente de onde a BENTOGROUT ® está a sair e continue a bombear no mesmo obturador de injeção até atingir um pico de pressão ou até o fluxo de BENTOGROUT ® parar. De seguida, mude para os obturadores de injeção adjacentes e continue com o mesmo processo. Injete a BENTOGROUT ® em todos os obturadores de injeção, incluindo os obturadores adjacentes de onde a BENTOGROUT ® estava previamente a sair. Atenção: o bombeamento de material sob pressão pode causar o levantamento ou movimento da estrutura.

Depois da injeção da BENTOGROUT ® , deixe os obturadores de injeção da CETCO permanecer nos buracos perfurados por um mínimo de 24 horas, para permitir que a BENTOGROUT ® seque. Se necessário, a BENTOGROUT ® pode normalmente ser novamente injetada através dos mesmos pontos de injeção no dia seguinte. Remova o obturador de injeção e tape o orifício com um produto de remendo à base de cimento hidráulico não retrátil. Faça o acabamento da parede interior de acordo com os requerimentos do projeto.

Um método alternativo de injeção no interior consiste em utilizar uma Cabeça de Injeção com Ligação Única (Imagem 1) com um tubo de injeção de aço de parede grossa para aplicar a BENTOGROUT ® . A ponta do tubo de injeção pode necessitar de uma junta de borracha para selar corretamente durante as operações de bombeamento.

Limpeza: Limpe as ferramentas de aplicação e o equipamento para misturar o produto com água imediatamente após serem utilizados. Remova eventual BENTOGROUT ® em excesso de superfícies no chão. É necessário cuidado, porque a BENTOGROUT ® misturada é escorregadia.

Precauções: É obrigatório ao utilizador cumprir as seguintes medidas de precaução, para proteger os trabalhadores e o público. Evitar a inalação do produto em pó. Certificar-se de que há ventilação adequada. Evitar o contacto com os olhos. Utilizar sempre equipamento de proteção para os olhos. Lavar os olhos com água, se houver contacto com os olhos. A Ficha de Dados de Segurança do Material contém mais precauções, informação de segurança e tratamentos de primeiros socorros.

Limitações: A BENTOGROUT ® não foi concebida para selar fissuras ou intervalos com mais do que 3 mm. As fissuras de superfícies interiores com mais do que 3 mm devem ser seladas à superfície com material de remendo à base de cimento, para evitar que a argamassa saia para a estrutura. A BENTOGROUT ® não foi concebida como remendo estrutural. A BENTOGROUT ® não é recomendada para aplicações a cima do nível do chão ou que não estejam adequadamente confinadas. A BENTOGROUT ® não é adequada para selar juntas de dilatação.

Casa D' Água

About Casa D' Água

  •