Botament Expan1000

Aditivo Expansor em pó para Argamassa de Encunhamento

BOTAMENT Expan1000 é um aditivo expansor em pó que incorpora inúmeros micro-poros de ar e proporciona ótima trabalhabilidade e estabilidade em argamassas de encunhamento e caldas de cimento para preenchimento de bainhas de protensão ou vazios deixados pelos barrões de sustentação de formas deslizantes ou trepantes (dosagem 1% do peso do cimento).

Método de atuação

Vazios entre elementos construtivos, podem ser preenchidos com concretos e argamassas expansivas, produzidos com BOTAMENT Expan1000 (dosagem 0,2% do peso do cimento). BOTAMENT Expan1000 é usado para a produção de argamassas cimentíceas expansivas para recompor, reforçar e selar pequenas cavidades, como trincas em edificações e construções civis. Argamassas cimentíceas expansivas são também usadas para recomposição de elementos pré- moldados ou grateamento de falhas em pisos. A expansão assegura uma aderência otimizada em qualquer área de contato. Cavidades são completamente recompostas e seladas com argamassa e concreto expansiva. Devido à formação de poros, a resistência do material pode ser levemente reduzida. BOTAMENT Expan1000 também pode ser utilizado em conjunto com outros aditivos da Botament.

Aplicação

BOTAMENT Expan1000 em pó deve ser adicionado à mistura seca da argamassa, devendo à água de amassamento ser adicionado depois ou preferencialmente no final da mistura. A quantidade de água de amassamento deve ser reduzida conforme adicionarmos uma maior quantidade de BOTAMENT Expan1000 á mistura. Geralmente deve-se tomar cuidado durante a utilização de aditivos incorporadores de ar. O consumo de BOTAMENT Expan1000 pode variar com a temperatura, normalmente altas temperaturas reduzem a formação de micro-poros. BOTAMENT Expan1000 forma micro-poros em caldas de micro-cimento. O aumento de volume influencia a redução da sedimentação. A expansão se completa aproximadamente após a 2 ~ 4 horas, dependendo da temperatura, sob baixa pressão. Caldas de cimento expansivas são usadas para preenchimento de bainhas de protensão e vazios de barrões de formas deslizantes e trepantes. As normas e as recomendações técnicas para a produção, processamento e cura do concreto e concreto armado devem ser observadas. Recomendamos também que testes preliminares sejam executados antes da utilização em grande escala. Favor consultar a ficha “Informações gerais sobre o uso de aditivos de concreto”.

Segurança

Verifique sempre as informações sobre segurança existentes nos rótulos das embalagens.

Benefícios

  • Pronto para o uso
  • Não contém cloretos
  • Forma micro-poros estáveis no ar
  • Melhora a consistência e a homogeneidade
  • Reduz a exsudação, segregação e eflorescência

Observações

  • Para um melhor resultado recomendamos um teste de aplicação do produto no local de trabalho
  • A ficha de segurança está disponível em nosso site www.botament.com.br

Áreas de Aplicação

  • Argamassas de encunhamento de blocos de alvenaria
  • Argamassas e concretos expansivos
  • Caldas de cimento expansivas para preenchimento de bainhas de protensão
  • Caldas de cimento expansivas para preenchimento de vazios dos barrões de sustentação de formas deslizantes e trepantes.

 

Dados Técnicos

Propriedades do Produto
Embalagem

Saco – 20 kg

Armazenamento

local fresco, seco e arejado

Validade

12 meses, conforme impresso na embalagem original

Densidade

~0,50 g/cm³

Dosagem
Argamassa de Encunhamento

0,5 a 1,0% sobre o peso do cimento

Concreto

0,2 a 0,5% sobre o peso do cimento

Traço (Volume)
1 parte de cimento para 3 partes de MIX EXPANSOR
Produtos de limpeza
Material fresco

Água

Condições de aplicação
Temperatura do substrato

de +5 º C a +30º C

Temperatura do ambiente

de +5 º C a +40º C

Consumo
Argamassa de Encunhamento

500 g por saco de 50 kg de cimento

Concreto

100 a 250 g por saco de 50 kg de cimento

Todos os dados técnicos se referem a uma temperatura de 23° C (+/- 2° C) e uma umidade de 60 % (+/- 2 %). Temperaturas altas e umidades baixas aceleram, enquanto temperaturas baixas e umidades altas retardam o tempo de aplicação.

Notas

  • Os traços mencionados acima servem apenas como referência.
  •  Adicionar a mistura líquida a parte em pó até se obter a consistência desejada
Casa D' Água

About Casa D' Água

  •