ArgaÚnica Contrapiso

 INDICAÇÕES

– Nivelamento e regularização de lajes e pisos, que servirão como base para o assentamento de revestimento cerâmico, carpetes, pedras ou madeira em ambientes internos e externos.

PREPARO DA SUPERFICIE

– ArgaÚnica Contrapiso pode ser aplicada sobre superfícies de concreto, lajes e contrapisos antigos.

– O substrato deve estar firme, seco, curado e isento de materiais que possam impedir a aderência do produto (óleo, graxa, desmoldante, tinta ou pó). Retire os restos de argamassa ou entulho e execute a transferência de nível com auxílio de mangueira a partir do nível de referência. Marque a altura do contrapiso e deixe o caimento nos sentidos dos ralos.

– Sobre a superfície limpa execute a aplicação de uma nata de cimento: umedeça a superfície com uma mistura de água com resina PVA e logo em seguida polvilhe com cimento. Com a ajuda de uma vassoura escove e espalhe essa nata sobre a superfície. A execução dessa etapa é fundamental para garantir a aderência da ArgaÚnica Contrapiso com a superfície aonde esta sendo aplicada.

PREPARO DO PRODUTO

– A mistura pode ser efetuada de forma manual ou mecânica (utilizando-se uma argamassadeira).

– Adicione 3,6 l de água para cada saco de 40 kg (90 ml de água para cada kg de produto, com variação de 1%).

– Misture até se certificar que não existem grumos na argamassa.

– Depois de misturada com água a argamassa possui uma consistência tipo “farofa”.

– Procure misturar todo o conteúdo da embalagem com a quantidade indicada de água para que não haja variação de dosagem de água entre diferentes sacos e assim comprometimento do desempenho final do produto.

– Mantenha constantes as condições de mistura.

– Não adicione mais água ou qualquer outro produto à argamassa preparada.

– A quantidade de água pode variar de acordo com a forma de mistura, podendo ser menor caso seja adotada mistura mecânica.

– Após adicionar água utilize a argamassa em até 90 minutos.

APLICAÇÃO

– Espalhe a ArgaÚnica Contrapiso preparada como descrito acima, sobre a superfície com a ajuda de uma enxada em movimentos contínuos, para que não seque rápido demais.

– Utilizando um soquete de madeira realize a compactação da argamassa até ela chegar ao nível desejado.

– Após a compactação, utilize uma régua de alumínio para sarrafear em movimentos de vai-e-vem.

– Caso existam falhas ou buracos na argamassa sarrafeada, coloque mais material e nivele até a superfície ficar lisa.

– Desempene a massa com desempenadeira de madeira ou alumínio até dar o acabamento liso desejado.

– A argamassa deverá ser aplicada em camadas de 2 a 4 cm de espessura. Caso a regularização apresente espessura superior a 4 cm, realize o trabalho em etapas.

– Para um acabamento mais fino, espalhe cimento em pequena quantidade (1 kg por m²) sobre a argamassa recém sarrafeada (ainda úmida) e dê o acabamento com desempenadeira metálica.

– Umedecer o contrapiso superficialmente no dia seguinte à aplicação. Repetir essa operação por 2 ou 3 dias no caso de calor ou de exposição a ventos.

IMPORTANTE

– NÃO adicionar cimento, cal ou nenhum outro material ao produto.

– Para a aplicação de revestimentos sobre o contrapiso deve-se aguardar 10 dias.

LIMITAÇÕES DE USO

– NÃO utilize como revestimento de paredes e/ou assentamento de alvenaria.

– NÃO utilize em substituição a concreto.

– NÃO utilize em câmaras frigoríficas, saunas e churrasqueiras. CONSUMO 17 a 19 kg/m²/cm de espessura. Densidade aparente 1,7 kg/l.

PRECAUÇÕES

Manter as embalagens fechadas fora do alcance das crianças e animais domésticos. No caso de contato com os olhos, lave-os abundantemente com água corrente e procure imediatamente um médico. No caso de ingestão do produto provoque vômito e procure imediatamente um médico. Use sempre equipamentos de segurança (óculos e luvas de borracha).

ESTOCAGEM

ArgaÚnica Contrapiso deve ser estocada em sua embalagem original, sobre estrados de madeira, em local seco e ao abrigo de intempéries.

VALIDADE

90 dias após data de fabricação, desde que obedecidas as condições de estocagem.

COMPOSIÇÃO

Cimento Portland, agregados minerais e aditivos químicos.