ArgatexCola Multi

INDICAÇÕES

– Assentamento de peças cerâmicas em paredes e pisos de áreas internas e externas (inclusive porcelanato e peças com grandes formatos).

– Assentamento de granito e ardósia em áreas internas e externas

– Assentamento de pastilhas cerâmicas em áreas internas e externas

– Assentamento de peças cerâmicas em áreas de grande movimentação de pedestres (áreas comerciais).

SUPERFÍCIES DE APLICAÇÃO

ArgatexCola Multi pode ser aplicada sobre os seguintes substratos:

– Emboço ou contra piso curado e sarrafeado ou desempenado

– Concreto curado e limpo

– Emboços à base de cal devem estar curados e carbonatados por completo, por um período mínimo de 30 dias.

– Alvenaria de blocos cerâmicos, desde que previamente umedecidos momentos antes da aplicação da argamassa colante.

– Pisos já revestidos com cerâmica (Atenção para o modo de preparo da superfície!).

– A superfície base para receber ArgatexCola Multi deve ser áspera, limpa e isenta de materiais que possam impedir a boa aderência da argamassa, como por exemplo, pó, óleos e tintas.

PREPARO DO PRODUTO

– ArgatexCola Multi deve ser preparada com adição de água limpa na proporção de 220 mL (0,22 L) de água para cada 1 kg de produto; para um saco de 20 kg adicionar 4,4 litros de água limpa.

– Colocar a quantidade de água indicada em um recipiente estanque (ao abrigo do sol e da chuva) e adicionar ArgatexCola Multi lentamente, misturando bem até obter uma pasta sem grumos, cremosa e aderente.

– Deixe a ArgatexCola Multi em repouso por 15 minutos e re-misture antes da aplicação.

– Utilize a argamassa preparada em 2 horas e meia após seu preparo. A argamassa colante não utilizada nesse período deverá ser descartada.

– Não adicione mais água ou outro produto à argamassa colante preparada.

PREPARO DA SUPERFÍCIE

– Todo o substrato deve estar estruturalmente firme e seco, isento de pó, óleo, graxa, tinta e resíduos de qualquer natureza.

– Para a aplicação em piso já revestido com cerâmica servindo como base, examine a superfície aonde será aplicado ArgatexCola Multi para se certificar de que todas as peças cerâmicas antigas estejam firmes. No caso de existir alguma peça solta, retire-a juntamente com o emboço, e recoloque-a utilizando ArgatexCola Multi. Lave a superfície 24 horas antes da aplicação de ArgatexCola Multi com solução de ácido muriático (1 parte de ácido muriático para 10 partes de água). Deixe o ácido muriático agir por pelo menos 30 min, enxágüe abundantemente com água limpa e deixe secar.

– Sobre superfícies muito lisas (cerâmicas esmaltadas, granilite, cimento queimado etc.) ou com metragem maior que 5 m² é necessário fazer o picotamento (manual ou utilizando uma serra elétrica) para garantir a perfeita aderência entre a argamassa e o substrato.

APLICAÇÃO

– As peças cerâmicas não precisam ser molhadas, mas devem estar isentas de poeira ou sujeiras e com o verso limpo.

– Espalhe a argamassa colante com o lado liso da desempenadeira apertando-a de encontro à base de modo a formar uma camada uniforme com aproximadamente 4 mm.

– Passe o lado denteado da desempenadeira sobre a camada de argamassa formando cordões e sulcos paralelos.

– Assente as peças cerâmicas pressionando-as sobre a argamassa colante recém aplicada. Utilizando os dedos faça um leve movimento de torção na peça e bata com o martelo de borracha para obter o contato total do verso da cerâmica com a argamassa colante.

– Aplique a argamassa em panos de aproximadamente 1 m², para que não ocorra desperdício de material.

– As condições locais de insolação e ventilação podem alterar o tempo útil de trabalho da argamassa. Para se certificar que a argamassa estendida ainda apresenta condições de uso, verifique se a argamassa tem a capacidade de ficar impregnada nos dedos quando levemente pressionada, se ela aderir significa que ela ainda está em condições de uso, caso contrário, retire a argamassa e aplique uma nova camada.

– A liberação para o tráfego pode ser feita em 72 h para pessoal da obra e 14 dias para o tráfego em geral.

– O rejuntamento pode ser aplicado 72 h após o término do assentamento das peças cerâmicas.

IMPORTANTE

– ArgatexCola Multi NÃO DEVE SER UTILIZADA em saunas, estufas, churrasqueiras, lareiras, pisos aquecidos, frigoríficos e mármores.

– Para peças com dimensões superiores ou iguais a 30 x 30 cm deve-se aplicar argamassa na superfície que receberá o revestimento e também no verso da peça (dupla camada).

– Em caso de dúvidas entre em contato com nosso departamento técnico.

LIMPEZA

No máximo 1 hora após o término da aplicação, limpe com uma esponja limpa e úmida. NUNCA UTILIZE ÁCIDO.

CONSUMO

Para aplicação somente na base: ± 5 kg/m² Para aplicação na base e no verso da peça: ± 9 kg/m²

ESTOCAGEM

ArgatexCola Multi deve ser estocada em sua embalagem original, em local seco e ao abrigo de intempéries. As pilhas não devem exceder a 15 sacos de altura e devem ficar afastadas das paredes e do teto dos depósitos.

PRECAUÇÕES

Manter as embalagens fechadas fora do alcance das crianças e animais domésticos. No caso de contato com os olhos, lave-os abundantemente com água corrente e procure imediatamente um médico. No caso de ingestão do produto provoque vômito e procure imediatamente um médico. Utilize sempre equipamentos de segurança (óculos e luvas de borracha).

VALIDADE

180 dias após a data de fabricação, desde que obedecidas às condições de estocagem.

COMPOSIÇÃO

Cimento Portland, areia selecionada e aditivos químicos não tóxicos.