Anchortec PU30

Selante de alto desempenho à base de poliuretano para uso geral

Descrição
Anchortec PU30 é um selante elastomérico à base de poliuretano, tixotrópico, monocomponente, com excelente aderência sobre diversos tipos de substratos, que cura com a umidade do ar, formando um elastômero resistente e flexível.

Usos

  • Selamento de juntas de movimentação em pisos, rodapés, paredes e painéis pré-fabricados
  • Selamento de juntas de movimentação de materiais com diferentes coeficientes de dilatação
  • Selamento de rejuntamentos em geral
  • Vedação perimetral de vidros e esquadrias de janelas e portas
  • Vedação de juntas sanitárias, tubulações, calhas e telhados
  • Vedação acústica
  • Selamento de molduras de aparelhos de ar condicionado

Vantagens

  • Produto monocomponente
  • Variedade de aplicações na construção civil
  • Elevada resistência às intempéries
  • Apresenta cura rápida com excelente acabamento
  • Elevada aderência a diversos materiais, tanto na vertical quanto na horizontal
  • Permanente flexibilidade sob diversas solicitações
  • Não mancha o substrato

Instruções de uso

Critérios de projeto
Anchortec PU30 deve ser aplicado em juntas de movimentação com aberturas entre 6 e 32 mm. A profundidade máxima não deve exceder 15 mm. Para juntas com aberturas de até 15 mm, a relação abertura:profundidade deve ser de 1:1. Para juntas com aberturas acima de 15 mm, a profundidade do selante deve ser correspondente à metade da abertura e não deve exceder 15 mm, ou seja, a proporção abertura:profundidade é de 2:1, atingindo a profundidade máxima de 15 mm. Na aplicação de Anchortec PU30, as bordas superiores das juntas devem ser protegidas com fita adesiva. Inserir no interior da cavidade das juntas o elemento delimitador de profundidade (corpo de apoio), de modo a definir a profundidade do selamento. Em geral, não é necessário o uso de imprimações para o produto, porém em situações particulares, consultar o departamento técnico da Anchortec.

Preparo do substrato
As juntas de movimentação devem estar secas, íntegras e isentas de materiais soltos, pó e pasta de cimento. Utilizar disco abrasivo, lixas ou escovas de aço para remover os materiais aderidos nas bordas internas das juntas. Os resíduos devem ser removidos com escova rotativa ou aspiração a vácuo. Produtos de corrosão e pinturas antigas devem ser removidas de superfícies metálicas. Na aplicação de Anchortec PU30, as bordas superiores das juntas devem ser protegidas com fita adesiva. Inserir no interior da cavidade das juntas o elemento delimitador de profundidade (corpo de apoio), de modo a definir a profundidade do selamento.

Aplicação com embalagem do tipo bisnaga
Cortar o bico injetor da embalagem do selante de acordo com a abertura da junta, romper o lacre e encaixar a bisnaga num aplicador universal. Aplicar o selante Anchortec PU30 do fundo para a borda da junta, assegurando o total preenchimento da junta e o completo contato com as bordas. Promover acabamento superficial com uma espátula de dimensões adequadas à abertura das juntas. A espátula pode ser umedecida com um detergente neutro para facilitar o procedimento e garantir a regularidade da superfície. As fitas de proteção das bordas devem ser removidas imediatamente após a execução do acabamento.

Aplicação com embalagem do tipo sache
Selecionar o bico apropriado em função da abertura da junta a ser selada. Acoplar o bico selecionado no Aplicador G, cortar uma das extremidades do sache, introduzi-lo com a extremidade aberta voltada para a ponta do aplicador e aplicar o selante Anchortec PU30 do fundo para a borda, assegurando o total preenchimento da junta e o completo contato com as bordas. Promover acabamento superficial com uma espátula de dimensões adequadas à abertura das juntas. A espátula pode ser umedecida com um detergente neutro para facilitar o procedimento e garantir a regularidade da superfície. As fitas de proteção das bordas devem ser removidas imediatamente após a execução do acabamento.

NOTA: Anchortec PU30 pode apresentar variação de tonalidade e/ou cor quando aplicado em locais com incidência de radiação U.V. ou que sofram exposição à produtos químicos, entretanto nesses casos, alterações estéticas não comprometem o desempenho ou a vida útil do mesmo. Em situações sujeitas à agressão química consultar o departamento técnico do Anchortec.

Propriedades e características
Cores: Branco, cinza e preto
Massa específica à 20oC: Preto: 1,16 0,05 kg/dm3 / Branco e cinza: 1,18 ± 0,05 kg/dm3
Dureza Shore A (ISO 868 – 3 segundos): Ca. 40
Alongamento na ruptura: 600%
Secagem ao toque a 23oC e 50% UR*: 1 a 2 horas
Cura total a 23oC e 50% UR*: 3mm / 24 horas
Temperatura de aplicação 5 a 35 oC
Temperatura de serviço: -30 a 80 oC
Módulo de elasticidade: Ca. 0,4 Mpa (58psi)
Resistência à água: Adequada

* A secagem ao toque e o período de cura total dependem da temperatura, da umidade relativa do ar (UR) e da porosidade do substrato. Também variam em função da espessura e da profundidade do selante quando aplicado. Baixas umidades, temperaturas mais frias e substratos pouco porosos ampliam os tempos de cura.

Consumo teórico aproximado
Anchortec PU30: O consumo deve ser calculado com base no volume resultante da relação abertura x profundidade x comprimento. Para obter a quantidade de bisnagas do produto, dividir o volume calculado em litros por 0,310. Para obter a quantidade de saches, dividir o volume calculado em litros por 0,600. Recomenda-se considerar perda de aproximadamente 5%.

Anchortec PU30:

Embalagem

Rendimento

Dimensões do selante (abertura x profundidade)

Bisnaga de 310 mL

3,0 m de junta

10 x 10 mm

Sache de 600 mL

6,0 m de junta

10 x 10 mm

Fornecimento e armazenagem
Anchortec PU30 é fornecido em bisnagas de 310 mL e sachês de 600 mL. Mantendo-se em local seco e na embalagem original lacrada, sua validade é de 12 meses.

Precauções
As medidas de higiene e de segurança do trabalho e as indicações quanto ao fogo, limpeza e disposição de resíduos devem seguir as recomendações constantes na FISPQ do produto.

IMPORTANTE: O rendimento e o desempenho do produto dependem das condições ideais de preparação da superfície/substrato onde será aplicado e de fatores externos alheios ao controle da ANCHORTEC, como uniformidade da superfície, umidade relativa do ar e ou de superfície, temperatura e condições climáticas, locais, além de conhecimentos técnicos e práticos do aplicador, usuário e outros. Em função destes fatores, o rendimento e performance podem apresentar variações.