Anchortec Expansor

Característica:
Anchortec Expansor é um aditivo em pó, com ação principal expansiva e ação secundária plastificante. A expansão gerada por Anchortec Expansor compensa o assentamento natural e a retração plástica de materiais cimentícios, promovendo estabilidade e coesão ao material, além de melhorar as condições da interface com o substrato.

Indicações

- Concretos e argamassas onde se deseja diminuir a retração plástica (ação expansiva)

- Concretos, argamassas e pastas com menor fator água/cimento (ação plastificante)

- Pastas para bainhas de protensão

Vantagens

- A expansão gerada pelo aditivo produz uma compensação proporcional à retração plástica e de assentamento

- A redução da relação água/cimento proporciona a diminuição da permeabilidade e a ampliação da vida útil de serviço dos concretos, argamassas e pastas

- Confere alta fluidez com baixa relação água/cimento, melhorando as condições de lançamento e de injeção

- Proporciona o desenvolvimento de resistências iniciais mais elevadas

Dados Técnicos

Expansão (ASTM C-827): 4% (típica)
Tempo de expansão: 15 minutos a 2 horas
Teor de cloretos (BS 5075): Isento
Compatível com cimentos tipo: Todos os tipos de cimento Portland
Dosagem sobre a massa de cimento*: 0,5 a 1,0%

* A dosagem ideal varia em função das propriedades requeridas. A superdosagem pode provocar aumento da expansão e a formação de espuma.

Instruções de Uso

Recomenda-se usar um misturador de ação forçada ou uma Hélice Anchormassa acoplada a uma furadeira de baixa rotação (400 a 500 rpm).
Colocar a quantidade necessária de água num recipiente e acionar o misturador, adicionando lentamente o cimento, os agregados e Anchortec Expansor até se obter um material homogêneo. O tempo de mistura varia de 4 a 5 minutos. Aplicação Nas áreas a serem preenchidas, o substrato deve apresentar-se resistente, limpo e na condição de “saturado e seco”. O produto apresenta bom comportamento em áreas confinadas. O máximo benefício do processo expansivo se dá em 20 minutos após a mistura.

Cura
Após a finalização dos trabalhos de lançamento, nas áreas expostas deve-se promover a cura segundo critérios da tecnologia do concreto.

Embalagem

Fornecido em embalagens de 1,0 kg e 20 kg

Armazenagem

Manter em local seco e na embalagem original lacrada.

Validade

Validade é de 12 meses.

Cuidados Especiais

As medidas de higiene e de segurança do trabalho e as indicações quanto ao fogo, limpeza e disposição de resíduos devem seguir as recomendações constantes na FISPQ do produto.

IMPORTANTE: O rendimento e o desempenho do produto dependem das condições ideais de preparação da superfície/substrato onde será aplicado e de fatores externos alheios ao controle da ANCHORTEC, como uniformidade da superfície, umidade relativa do ar e ou de superfície, temperatura e condições climáticas, locais, além de conhecimentos técnicos e práticos do aplicador, usuário e outros. Em função destes fatores, o rendimento e performance podem apresentar variações.