Anchorsel IC

Característica:
Anchorsel IC é uma pintura formulada à base de polímeros e cimento Portland, bicomponente, de grande aderência, destinada à proteção de armaduras formando uma camada inibidora da corrosão devido à elevada alcalinidade e baixa permeabilidade.

Indicações

- Como proteção por barreira para armaduras de espera

- Para pintura superficial das armaduras expostas na região dos reparos estruturais

Vantagens

- Amplia a proteção e conseqüentemente a vida útil das armaduras nas regiões de transpasse e emendas, quando aplicado nas esperas

- Protege as armaduras em situações de reparo estrutural

- Produto bicomponente de fácil aplicação

Dados Técnicos

Aspecto da mistura: Líquido cinza de alta viscosidade
Massa específica: 1,900 kg/dm3
Tempo em aberto da mistura a 25 oC (Pot-life): 45 minutos
Número mínimo de demãos: 2
Intervalo mínimo entre demãos: 3 horas
Intervalo máximo entre demãos: 5 horas

Instruções de Uso

Preparo das armaduras
Para a proteção de armaduras de espera, a superfície do aço deve receber um tratamento abrasivo simples com o uso de escovas de cerdas metálicas ou lixas de gramatura média, procurando atingir padrão visual grau St3, segundo a norma SIS-05.5900. Deve-se remover também quaisquer impurezas que possam comprometer a aderência da pintura. Em situações de reparo estrutural, as armaduras corroídas devem ser expostas ao redor de toda a sua circunferência e limpas para a remoção total dos produtos da corrosão. Utilizar escova de cerdas metálicas e lixa de gramatura média ou um processo de jateamento abrasivo, como o jateamento de granalha metálica, por exemplo. Recomenda-se remover todo o óxido de ferro da superfície até obter a condição de “metal branco”, grau Sa3, ou “metal quase branco”, grau Sa2½, ambos de acordo com a norma SIS-05.5900. Se a corrosão ocorreu devido ao ataque de cloretos, o aço deve ser lavado por hidrojateamento de alta pressão, preferencialmente com água levemente aquecida, imediatamente após o jateamento abrasivo, de modo a remover os produtos da corrosão e cloretos das cavidades e imperfeições. O substrato de concreto também deve ser lavado nestas circunstâncias.

Mistura
Introduzir todo o conteúdo do componente agregado, Componente B, na embalagem do componente de base, Componente A, e misturar manualmente com o uso de uma espátula ou haste metálica por 5 minutos. A mistura mecânica pode ser realizada com uma Hélice Anchorpiso acoplada a uma furadeira de baixa rotação (250 rpm), pelo período de 3 minutos. Deve-se atingir a total homogeneidade de coloração da mistura, sem a presença de grumos.

Aplicação

A aplicação deve ser realizada o mais rápido possível após o término dos trabalhos de preparo, com limite máximo de 3 horas. Aplicar a primeira demão de Anchorsel IC usando um pincel ou trincha de cerdas médias, certificando-se de que toda a superfície da barra de aço esteja completamente coberta. Para facilitar o acesso a todo o perímetro da barra, um pincel pequeno e estreito é geralmente mais apropriado. Após o período de 3 a 5 horas, aplicar a segunda demão do produto. A espessura final da camada com as duas demãos é de aproximadamente 1 mm. No caso de reparos estruturais, deve-se aguardar, no mínimo, 24 horas após a aplicação de Anchorsel IC para dar continuidade às atividades de reparo com a aplicação das argamassas poliméricas, grautes ou microconcretos utilizados na recomposição das seções.

Rendimentos/Tabelas de Consumo

1,9 kg/m² de superfície de aço/mm de espessura, aplicado em 2 demãos.

Embalagem

Fornecido em conjuntos de 2 kg.

Armazenagem

Manter em local seco e na embalagem original lacrada.

Validade

Validade de 12 meses.

Cuidados Especiais

As medidas de higiene e de segurança do trabalho e as indicações quanto ao fogo, limpeza e disposição de resíduos devem seguir as recomendações constantes na FISPQ do produto.

IMPORTANTE: O rendimento e o desempenho do produto dependem das condições ideais de preparação da superfície/substrato onde será aplicado e de fatores externos alheios ao controle da ANCHORTEC, como uniformidade da superfície, umidade relativa do ar e ou de superfície, temperatura e condições climáticas, locais, além de conhecimentos técnicos e práticos do aplicador, usuário e outros. Em função destes fatores, o rendimento e performance podem apresentar variações.