Anchorpiso Metaltop

Característica:
Anchorpiso Metaltop é um produto pré-dosado, pronto para o uso, composto por agregados metálicos de elevada dureza, cimento Portland e aditivos especiais que quando incorporado na superfície de concretos frescos, proporciona considerável incremento da resistência à abrasão e a impactos, aumentando a durabilidade dos pisos. Anchorpiso Metaltop atende a norma NBR 11801 – Grupo A (tráfego pesado).

Indicações

- Endurecedor superficial para pisos de concreto sujeitos a tráfego pesado

- Utilizado em pisos industriais, docas, armazéns, almoxarifados, salas de equipamentos, entre outros

Vantagens

- Aumenta a resistência à abrasão e ao impacto da superfície do concreto

- Aumenta a durabilidade dos pisos de concreto

- Bom desempenho estético, disponível em várias cores

- Produto pré-dosado de fácil aplicação

Dados Técnicos

Resistência à compressão aos 28 dias (BS 1881:Part 4): 70 MPa
Aumento da resistência ao desgaste: 200%
Desgaste por abrasão (NBR 12042) 0,69mm
Consumo teórico aproximado
Anchorpiso Metaltop: Aplicação Consumo
Uso industrial leve 4 kg/m²
Uso industrial normal 5 kg/m²
Uso industrial pesado 6 kg/m²

Instruções de Uso

Critérios de projeto
Recomenda-se que o piso seja subdividido em trechos com áreas definidas para facilitar o controle do consumo requerido para Anchorpiso Metaltop, de acordo com o uso industrial definido em projeto. Anchorpiso Metaltop deve ser lançado sobre a superfície de concreto fresco, sem a presença de água de exsudação, porém no momento em que a superfície ainda apresentar brilho. Quanto menor a quantidade de água de exsudação, melhor será o desempenho do produto. Para obter o melhor desempenho do sistema, recomenda-se que o concreto apresente um consumo mínimo de cimento de 320 kg/m³, relação água/cimento máxima de 0,55, teor de argamassa entre 48 e 52% e teor de ar incorporado máximo de 3%.
O uso de aditivos plastificantes e/ou superplastificantes pode auxiliar na incorporação de Anchorpiso Metaltop e a execução do lançamento e adensamento do concreto deve seguir a boa prática estabelecida pela tecnologia do concreto.

Aplicação

Anchorpiso Metaltop deve ser aplicado em duas etapas:
Primeira etapa: Espalhar uniformemente sobre a superfície de concreto fresco, aproximadamente 50 a 60% do pó seco total a ser aplicado. Quando a superfície adquirir uma coloração escura uniforme, desempenar a superfície com desempenadeira de madeira ou, em grandes áreas, com acabadoras mecânicas, de modo a garantir a penetração do produto. Esta operação deve ser cuidadosa, evitando excesso de acabamento.

Segunda etapa: Imediatamente após o desempeno da superfície, lançar a quantidade restante de Anchorpiso Metaltop, em sentido cruzado em relação à primeira aplicação. Repetir o processo de desempeno do mesmo modo que na primeira etapa. O acabamento final com as acabadoras de superfície deve ocorrer quando a superfície estiver suficientemente resistente para suportar o peso do equipamento sem danificála.
As juntas ou vértices expostos devem ser reforçados, pois se constituem nas regiões mais vulneráveis dos pisos. Imediatamente após o nivelamento do concreto recém-lançado, executar uma faixa de 100 a 150 mm de largura para cada lado da junta com Anchorpiso Metaltop, promovendo acabamento com desempenadeira metálica. Caso necessário, as juntas de retração também podem receber o mesmo tratamento.
Recomenda-se que a execução do piso de concreto e a aplicação de Anchorpiso Metaltop sejam realizadas por empresas especializadas e credenciadas pela Anchortec.

Cura
Após a finalização dos trabalhos, promover a cura segundo critérios da tecnologia do concreto.

Embalagem

Fornecido em embalagens de 25 kg

Armazenagem

Manter em local seco, ventilado e na embalagem original lacrada

Validade

12 meses

Cuidados Especiais

Precauções
As medidas de higiene e de segurança do trabalho e as indicações quanto ao fogo, limpeza e disposição de resíduos devem seguir as recomendações constantes na FISPQ do produto.

IMPORTANTE: O rendimento e o desempenho do produto dependem das condições ideais de preparação da superfície/substrato onde será aplicado e de fatores externos alheios ao controle da ANCHORTEC, como uniformidade da superfície, umidade relativa do ar e ou de superfície, temperatura e condições climáticas, locais, além de conhecimentos técnicos e práticos do aplicador, usuário e outros. Em função destes fatores, o rendimento e performance podem apresentar variações.