Anchorpiso FC144

Característica:
Anchorpiso FC144 e Anchorpiso FC144 Transparente são, respectivamente, uma tinta e um verniz à base de resina de poliuretano alifático dispersos em solvente, bicomponentes e pré-dosados, prontos para mistura e uso. O filme curado forma uma membrana resistente com excelente aderência a concretos, revestimentos cimentícios, granilite e aço. O produto pode compor um sistema exclusivo de poliuretano ou pode ser aplicado como demão de acabamento de pinturas de base epóxi das linhas Anchorpiso FC e Anchorpiso SF, ou ainda como pintura de selamento dos revestimentos das linhas Anchorpiso TF5000, Anchorpiso ES2000 e Anchorcrete

Indicações

– Pintura funcional e decorativa para pisos industriais

– Adequado para uso em áreas de produção, montagem, cozinhas, salas com exigência de alto grau de limpeza, oficinas, indústrias de laticínios, de bebidas, farmacêuticas, entre outras

– Pode ser utilizado como pintura decorativa aplicada diretamente sobre substratos cimentícios adequadamente preparados e/ou para o selamento dos revestimentos monolíticos espatulados à base de resina epóxi Anchorpiso TF5000, Anchorpiso ES2000 e Anchorcrete

Vantagens

– Resistentes à abrasão, alta durabilidade e baixo custo de manutenção

– Boa resistência a uma grande variedade de produtos químicos e aos raios ultravioleta (versões FC 144, Transparente e Plus)

– Alta resistência a uma grande variedade de produtos químicos (versão HCR) – Higiênicos, produzem acabamento impermeável e permitem fácil limpeza da superfície

– Disponíveis em várias cores

Dados Técnicos

Propriedades e características
Tempo de manuseio: 4 horas
Intervalo entre demãos: 6 a 8 horas
Cura total: 7 dias Secagem ao toque: 4 a 6 horas
Espessura aproximada de filme seco por demão: 70 μm

Consumo teórico aproximado
Anchorpiso FC144: 0,160 a 0,200 kg/m²/demão

Instruções de Uso

Preparo de substratos cimentícios
É essencial que os sistemas de pintura Anchorpiso FC144 sejam aplicados sobre substrato íntegro, limpo e seco, com textura superficial fina e uniforme. A nata de cimento superficial deve ser removida por intermédio de lixamento com lixa 60 ou polimento com discos de vídea, seguido por aspiração a vácuo. Os substratos cimentícios devem apresentar umidade relativa inferior a 5% para receber a pintura. Pó e detritos devem ser removidos com aspirador de pó e contaminações de óleo ou graxa podem ser removidas com desengraxantes. Recomenda-se corrigir as saliências através de desbaste superficial e o tamponamento de porosidade mediante a aplicação de imprimação com Anchorpiso FC144 e areia de quartzo Agregado TL140. Finalizada esta operação, promover o polimento ou o lixamento da superfície para receber a pintura.

Preparo de substratos metálicos
Os substratos de aço devem ser limpos com escovas de cerdas de aço acopladas em lixadeiras de alta rotação, seguida de aspiração à vácuo. Imediatamente após este tratamento, aplicar uma demão de Nitoprimer 35. Aguardar a secagem total do primer antes da aplicação da pintura.

Preparo de substratos epoxídicos
Os sistemas Anchorpiso FC144 podem ser aplicados como seladores sobre os revestimentos monolíticos de base epóxi Anchorpiso TF5000, Anchorpiso ES2000 e Anchorcrete. Quando verificados pontos altos, os mesmos devem ser desbastados e o pó e outros detritos removidos com aspirador de pó.

Mistura
Recomenda-se usar uma Hélice Anchorpiso acoplada a furadeira de baixa rotação (400 a 500 rpm) para a mistura do produto. Verter a totalidade do componente endurecedor (Componente B) no recipiente do componente base (Componente A) e misturar até a completa homogeneização do produto. O tempo de mistura varia de 3 a 5 minutos e as embalagens não devem ser fracionadas.

Aplicação

Aplicação do sistema base poliuretano
A pintura Anchorpiso FC144 pode ser aplicada com rolo para epóxi de pêlo curto ou sistema de projeção convencional. Aplicar Anchorpiso FC144 em 2 ou 3 demãos, dependendo do acabamento e espessura de filme requeridos. O intervalo entre demãos varia entre 6 e 8 horas, dependendo da capacidade de absorção da superfície e da temperatura ambiente.

Aplicação em 2 demãos: 1ª demão: diluir Anchorpiso FC144 em 25% (1,0 litro) de Solvente 144
2ª demão: aplicar Anchorpiso FC144 puro

Aplicação em 3 demãos: 1ª demão: diluir Anchorpiso FC144 em 37% (1,5 litros) de Solvente 144
2ª demão: diluir Anchorpiso FC144 em 12% (0,5 litros) de Solvente 144
3ª demão: aplicar Anchorpiso FC144 puro

Para a obtenção de superfícies antiderrapantes, pode-se adicionar o Agregado AS500 na segunda demão da pintura, mantendo-se a mistura em constante agitação para evitar a sedimentação dos agregados. Anchopiso FC144 Transparente não deve ser aplicado diretamente sobre substratos cimentícios, de modo a evitar o surgimento de manchas superficiais. Nesta situação, em função da espessura do filme, pode-se aplicar uma a duas demãos de Anchorpiso FC140 conforme as recomendações abaixo e respeitando o intervalo de 8 horas entre demãos.

Aplicação do sistema base epóxi/poliuretano
Anchorpiso FC144 pode ser parte integrante de um sistema que combina as características das resinas epóxi e de base poliuretano. Neste caso, a seqüência de aplicação deverá obedecer:

Aplicação em 2 demãos: 1ª demão: diluir Anchorpiso FC140 em 25% (1,0 litro) de Solvente 140
2ª demão: aplicar Anchorpiso FC144 puro

Aplicação em 3 demãos: 1ª demão: diluir Anchorpiso FC140 em 37% (1,5 litros) de Solvente 140
2ª demão: diluir Anchorpiso FC144 em 12% (0,5 litros) de Solvente 144
3ª demão: aplicar Anchorpiso FC144 puro

Embalagem

Fornecido em conjuntos de 4 kg

Armazenagem

Manter em local seco, ventilado e na embalagem original lacrada.

Validade

12 meses

Cuidados Especiais

Precauções
As medidas de higiene e de segurança do trabalho e as indicações quanto ao fogo, limpeza e disposição de resíduos devem seguir as recomendações constantes na FISPQ do produto.

IMPORTANTE: O rendimento e o desempenho do produto dependem das condições ideais de preparação da superfície/substrato onde será aplicado e de fatores externos alheios ao controle da ANCHORTEC, como uniformidade da superfície, umidade relativa do ar e ou de superfície, temperatura e condições climáticas, locais, além de conhecimentos técnicos e práticos do aplicador, usuário e outros. Em função destes fatores, o rendimento e performance podem apresentar variações.