Anchorpiso FC140

Característica:
Anchorpiso FC140 e Anchorpiso FC140 Transparente são, respectivamente, uma tinta e um verniz à base de resina epóxi dispersa em solvente, bicomponentes, pré-dosados, prontos para mistura e uso. O filme curado forma uma membrana resistente com excelente aderência a concretos, revestimentos cimentícios e aço.

Indicações

- Pintura funcional e decorativa para pisos industriais

- Adequados para uso em áreas de produção, montagem, cozinhas, salas com exigência de alto grau de limpeza, oficinas, indústrias de laticínios, indústrias de bebidas, indústrias farmacêuticas, entre outras

- Podem ser utilizados como pintura decorativa aplicadas diretamente sobre substratos cimentícios adequadamente preparados e/ou para o selamento dos revestimentos monolíticos espatulados à base de resina epóxi Anchorpiso TF5000 e Anchorpiso ES2000

- Em pinturas de áreas externas, pode ser utilizado como base para o sistema duplo composto pelas resinas epóxi e poliuretano Anchorpiso FC140 / Anchorpiso FC144

Vantagens

- Resistentes à abrasão, alta durabilidade com baixo custo de manutenção

- Alta resistência a uma grande variedade de produtos químicos

- Higiênicos, produzem acabamento impermeável e permitem fácil limpeza da superfície

- Disponível em várias cores

Dados Técnicos

Propriedades e características
Tempo de manuseio: 4 horas
Secagem ao toque: 4 a 6 horas
Intervalo entre demãos: 6 a 8 horas
Cura total: 7 dias
Espessura aproximada de filme seco por demão: 70 μm
Temperatura de aplicação: 5 a 35 °C
Temperatura em serviço: -15 a 60 °C

Consumo teórico aproximado
Anchorpiso FC140: 0,150 a 0,200 kg/m²/demão

Instruções de Uso

Preparo de substratos cimentícios
É essencial que os sistemas de pintura Anchorpiso FC140 sejam aplicados sobre substrato íntegro, limpo e seco, com textura superficial fina e uniforme. A pasta de cimento superficial deve ser removida por intermédio de lixamento com lixa 60 ou polimento com discos de vídea, seguido por aspiração a vácuo. Os substratos cimentícios devem apresentar umidade relativa inferior a 5% para receber a pintura. Pó e detritos devem ser removidos com aspirador de pó e contaminações de óleo ou graxa podem ser removidas com desengraxantes. Recomenda-se corrigir as saliências através de desbaste superficial e o tamponamento de porosidade mediante a aplicação de imprimação com Anchorpiso FC140 e areia de quartzo Agregado TL140. Finalizada esta operação, promover o polimento ou o lixamento da superfície para receber a pintura.

Preparo de substratos metálicos
Os substratos de aço devem ser limpos com escovas de cerdas de aço acopladas em lixadeiras de alta rotação, seguida de aspiração a vácuo. Imediatamente após este tratamento, aplicar uma demão de Nitoprimer 35. Aguardar a secagem total do primer antes da aplicação da pintura.

Preparo de substratos epoxídicos
Anchorpiso FC140 pode ser aplicado como selador sobre os revestimentos monolíticos de base epóxi Anchorpiso TF5000 e Anchorpiso ES2000. Quando verificados pontos altos, os mesmos devem ser desbastados e o pó e outros detritos removidos com aspirador de pó.

Mistura
Recomenda-se usar uma Hélice Anchorpiso acoplada a furadeira de baixa rotação (400 a 500 rpm) para a mistura do produto. Verter a totalidade do componente endurecedor (Componente B) no recipiente do componente base (Componente A) e misturar até a completa homogeneização do produto. O tempo de mistura varia de 3 a 5 minutos e as embalagens não devem ser fracionadas.

Aplicação

Aplicação em áreas internas
A linha Anchorpiso FC140 pode ser aplicada com rolo para epóxi de pêlo curto ou com sistema de projeção convencional. Aplicar o produto em 2 ou 3 demãos, dependendo do acabamento e espessura de filme requeridos. O intervalo entre demãos varia entre 6 e 8 horas, dependendo da capacidade de absorção da superfície e da temperatura ambiente.

Aplicação em 2 demãos: 1ª demão: diluir Anchorpiso FC140 em 25% (1,0 litro) de Solvente 140
2ª demão: aplicar Anchorpiso FC140 pura

Aplicação em 3 demãos: 1ª demão: diluir Anchorpiso FC140 em 37% (1,5 litros) de Solvente 140
2ª demão: diluir Anchorpiso FC140 em 12% (0,5 litros) de Solvente 140
3ª demão: aplicar Anchorpiso FC140 pura

Para a obtenção de superfícies antiderrapantes, pode-se adicionar o Agregado AS500 na segunda demão da pintura, mantendo-se a mistura em constante agitação para evitar a sedimentação dos agregados.

Aplicação em áreas externas
Nesta situação, com o objetivo de evitar a calcinação do epóxi, em que surgem manchas devido ao ataque dos raios ultravioleta do sol, deve-se aplicar o sistema duplo de proteção Anchorpiso FC140 / Anchorpiso FC144. O procedimento de aplicação é o mesmo descrito para áreas internas, porém, deve-se substituir a película de acabamento final em epóxi por uma demão do produto à base de poliuretano Anchorpiso FC144, como segue:

Aplicação em 2 demãos: 1ª demão: diluir Anchorpiso FC140 em 25% (1,0 litro) de Solvente 140
2ª demão: aplicar Anchorpiso FC144 pura

Aplicação em 3 demãos: 1ª demão: diluir Anchorpiso FC140 em 37% (1,5 litros) de Solvente 140
2ª demão: diluir Anchorpiso FC140 em 12% (0,5 litros) de Solvente 140
3ª demão: aplicar Anchorpiso FC144 pura

NOTA: Por se tratar de produto de base epóxi, com o decorrer do tempo pode apresentar amarelamento, principalmente em ambientes externos e sob efeitos de raios U.V. ou até mesmo aqueles gerados por lâmpadas com este espectro em ambientes internos.

Embalagem

Fornecida em conjuntos de 4 kg

Armazenagem

Manter em local seco, ventilado e na embalagem original lacrada.

Validade

12 meses

Cuidados Especiais

Precauções
As medidas de higiene e de segurança do trabalho e as indicações quanto ao fogo, limpeza e disposição de resíduos devem seguir as recomendações constantes na FISPQ do produto.

IMPORTANTE: O rendimento e o desempenho do produto dependem das condições ideais de preparação da superfície/substrato onde será aplicado e de fatores externos alheios ao controle da ANCHORTEC, como uniformidade da superfície, umidade relativa do ar e ou de superfície, temperatura e condições climáticas, locais, além de conhecimentos técnicos e práticos do aplicador, usuário e outros. Em função destes fatores, o rendimento e performance podem apresentar variações.