Anchormassa S90 Anchormassa S90 IC

Argamassa para reparos profundos em concreto à base de cimento modificado com polímeros e fibras sintéticas.

Versões: Anchormassa S90 – Argamassa para reparos profundos
Anchormassa S90 IC – Argamassa para reparos profundos com inibidor de corrosão

Descrição

Anchormassa S90 e Anchormassa S90 IC são produtos monocomponentes formulados à base de cimento Portland, polímeros, fibras sintéticas, aditivos especiais e agregados selecionados que quando misturados resultam numa argamassa de elevada consistência, coesa e facilmente moldável, destinada a reparos profundos, de maiores espessuras, de estruturas de concreto.

Usos

  • Preenchimento de reparos profundos em estruturas de concreto, para reconstituição dos elementos
  • Recomposição de concreto em peças horizontais e invertidas

Vantagens

  • Materiais tixotrópicos, podem ser aplicados manualmente ou por projeção em superfícies com qualquer inclinação, sejam verticais, inclinadas e horizontais, inclusive em faces inferiores, como fundos de lajes e de vigas
  • Maior resistência à fissuração por retração
  • Elevada durabilidade
  • Inibidor de corrosão incorporado na composição (Versão S90 IC)Fácil de utilizar

Instruções de uso

Preparo do substrato e das armaduras

O substrato deve estar limpo, isento de óleos, graxas ou outros materiais contaminantes, partículas soltas ou pó. Delimitar as áreas de reparo com disco diamantado e remover o concreto deteriorado até atingir o concreto são. Armaduras existentes na estrutura devem estar limpas e isentas de produtos de corrosão. Caso seja observada qualquer contaminação nas armaduras, proceder a sua limpeza mediante o uso de jateamento abrasivo ou turbo-jateamento e posterior tratamento com Nitoprimer Zn. Para ampliar a proteção de áreas adjacentes à região da intervenção em estruturas atacadas por cloretos, recomenda-se a instalação de pastilhas de proteção catódica galvânica da linha Galvashield. Antes da aplicação do Anchormassa S90 / S90 IC, saturar o substrato, preparado anteriormente, com água evitando-se empoçamentos e deixando-o na condição “saturado e seco”.

Mistura

Para o caso de pequenos volumes de material, recomenda-se usar um misturador de ação forçada ou uma Hélice Anchormassa acoplada a uma furadeira de baixa rotação (400 a 500 rpm). A relação água/materiais secos é de 0,160, o que resulta a proporção de 3,20 L de água para cada embalagem de 20 kg de Anchormassa S90 / S90 IC. Colocar a quantidade de água especificada num recipiente, acionar a furadeira ou o misturador e adicionar a argamassa aos poucos misturando até constatar uniformidade e homogeneidade do material. O tempo de mistura varia de 3 a 5 minutos. Para o caso de aplicações via projeção, é necessário equipamento específico composto por misturador, bomba, mangote e bico de projeção. Dependendo das condições climáticas, pode ser necessária adição de até 10% de água na mistura do produto. Nesta situação, consultar o Departamento Técnico da Anchortec.

Aplicação

Após promover a saturação do concreto adjacente ao espaço a ser preenchido, aplicar uma pasta composta de cimento, água e adesivo Anchorbond AR, com um pincel, ou trincha, sobre a superfície do concreto. A proporção dos materiais dessa pasta é de 1:1 de água e adesivo, com quantidade de cimento suficiente para uma pasta aplicável a pincel. Esse procedimento denomina-se ponte de aderência. Sobre a ponte de aderência ainda fresca, aplicar o Anchormassa S90 / S90 IC em camadas de 30 mm, pressionando a argamassa contra o substrato até atingir a espessura de, no máximo, 100 mm. O intervalo de tempo entre a aplicação das camadas sucessivas deve ser o mínimo possível, ranhurando a camada inferior e saturando-a levemente quando da aplicação da camada seguinte. Dar acabamento com uma desempenadeira metálica ou uma régua de alumínio. Para aplicações via projeção consultar o departamento técnico da Anchortec.

Restrições de uso

Por ser um produto industrializado composto por um determinado tipo de cimento Portland, quando aplicado em regiões localizadas, Anchormassa S90 / S90 IC pode apresentar tonalidade de cor diferente do restante da estrutura. Caso seja requerida uma superfície de tonalidade de cor homogênea, recomenda-se aplicar a argamassa de estucamento Anchormassa FC2 em toda estrutura, após a finalização dos reparos.

Cura

Após a finalização dos trabalhos, aplicar membrana de cura química da linha Anchortec ou promover cura úmida por no mínimo 3 dias. Não aplicar o produto sob insolação direta ou ventos fortes e, se necessário, utilizar anteparos.

Propriedades e características
Massa específica da mistura: 2,209 kg/dm³
Resistência à compressão às 24 horas (NBR 7215): 20 MPa
Resistência à compressão aos 3 dias (NBR 7215): 30 MPa
Resistência à compressão aos 7 dias (NBR 7215): 45 MPa
Resistência à compressão aos 28 dias (NBR 7215): 50 MPa
Tempo em aberto para aplicação: 20 minutos
Teor de cloretos: Isento
Permeabilidade a íons de cloreto (ASTM C-1202) 1146C (versão S90 IC)
Relação água/materiais secos: 0,160

Consumo aproximado
Anchormassa S90 / S90 IC: 2209kg/m3

Fornecimento e armazenagem

O Anchormassa S90 / S90 IC são fornecidos em sacos de 20 kg. Mantendo-se em local seco e na embalagem original lacrada, sua validade é de 12 meses.

Precauções

As medidas de higiene e de segurança do trabalho e as indicações quanto ao fogo, limpeza e disposição de resíduos devem seguir as recomendações constantes na FISPQ do produto.

IMPORTANTE: O rendimento e o desempenho do produto dependem das condições ideais de preparação da superfície/substrato onde será aplicado e de fatores externos alheios ao controle da ANCHORTEC, como uniformidade da superfície, umidade relativa do ar e ou de superfície, temperatura e condições climáticas, locais, além de conhecimentos técnicos e práticos do aplicador, usuário e outros. Em função destes fatores, o rendimento e performance podem apresentar variações.