Anchormassa S2

Argamassa polimérica para reparos superficiais

Descrição
Anchormassa S2
é um produto bicomponente formulado à base de cimento Portland, agregados finos selecionados, aditivos especiais e polímero acrílico que quando misturados resultam numa argamassa de consistência tixotrópica, coesa e facilmente moldável, destinada ao reparo superficial de estruturas de concreto.

Usos

  • Reparos superficiais e/ou reconstituição de elementos estruturais de concreto, tais quais vigas, pilares, paredes de concreto, fundo de lajes e marquises, em espessuras de até 25 mm sem o uso fôrmas
  • Revestimento generalizado de superfícies de concreto, aplicado por projeção via úmida, em espessuras de até 80 mm, visando à recuperação e/ou reconstituição da superfície do concreto ou o aumento da espessura de cobrimento

Vantagens

  • Resistências mecânicas superiores às das argamassas convencionais
  • Material tixotrópico, fácil de aplicar manualmente em superfícies verticais e horizontais inferiores (tetos)
  • Aplicação por projeção em espessuras maiores e para grandes áreas
  • Possui retração compensada e elevada durabilidade
  • Pré-dosado, evitando erros de dosagem no canteiro de obras
  • Excelente aderência a substratos de concreto
  • Baixíssima permeabilidade quando sujeito a pressões positivas ou negativas de água

Instruções de uso

Preparo do substrato
O substrato deve estar limpo, isento de óleos, graxas ou outros materiais contaminantes, partículas soltas ou pó. Delimitar as áreas de reparo com disco diamantado e remover o concreto deteriorado até atingir o concreto são. Armaduras existentes na estrutura devem estar limpas e isentas de produtos de corrosão. Caso seja observada qualquer contaminação nas armaduras, proceder a sua limpeza mediante o uso de jateamento abrasivo ou turbo-jateamento e posterior tratamento com Nitoprimer ZN. Para ampliar a proteção de áreas adjacentes à região da intervenção em estruturas atacadas por íon de cloro, recomenda-se a instalação de pastilhas de proteção catódica galvânica Galvashield XPT. Antes da aplicação de Anchormassa S2, saturar a superfície preparada com água evitando-se empoçamentos e deixando-a na condição “saturada e seca”.

Mistura
Para o caso de pequenos volumes de material, recomenda-se usar um misturador de ação forçada ou uma Hélice Anchormassa acoplada a uma furadeira de baixa rotação (400 a 500 rpm). Colocar cerca de 75% do Componente A (líquido) num recipiente e adicionar o Componente B (pó) aos poucos, misturando até obter um material homogêneo. Adicionar o restante do Componente A (líquido) dando continuidade à mistura. O tempo de mistura varia de 3 a 5 minutos e as embalagens não devem ser fracionadas. Para o caso de aplicações via projeção, é necessário equipamento específico composto por misturador, bomba, mangote e bico de projeção. Dependendo das condições climáticas, pode ser necessária adição de até 10% de água na mistura do produto. Nesta situação, consultar o departamento técnico da Anchortec.

Aplicação manual em reparos localizados
Para pequenos reparos, sobre o substrato saturado e seco, aplicar ponte de aderência Nitobond AR puro com auxílio de uma trincha, cobrindo totalmente a superfície. Com o adesivo na condição “pegajosa ao toque” aplicar imediatamente Anchormassa S2 em camadas finas, pressionando-a contra o substrato manualmente ou com o uso de colher de pedreiro, até atingir a espessura desejada. Executar o acabamento com desempenadeira metálica ou régua de alumínio. Para reparos localizados de maior extensão é recomendado o emprego de ponte de aderência composta por 3 partes de cimento, 1 parte de água e 1 parte de Nitobond AR, em volume, de modo a retardar o tempo de secagem do adesivo.

Aplicação via projeção em reparos generalizados
As aplicações via projeção devem ser realizadas diretamente sobre o substrato saturado e seco, dispensando adesivos. Proceder a mistura do produto no próprio equipamento de projeção e conferir a pressão indicada pelo fabricante. Durante todo o processo, esta pressão deve ser rigorosamente controlada, de modo a preservar o equipamento e garantir a compacidade do material lançado. Promover a projeção com movimentos circulares até cobrir totalmente a superfície na espessura desejada. Finalizada a projeção, executar o acabamento com régua de alumínio e desempenadeira metálica.

Restrições de uso
Por ser um produto industrializado composto por um determinado tipo de cimento Portland, quando aplicado em regiões localizadas, Anchormassa S2 pode apresentar tonalidade de cor diferente do restante da estrutura. Caso seja requerida uma superfície de tonalidade de cor homogênea, recomenda-se aplicar a argamassa de estucamento Anchormassa FC2 em toda estrutura, após a finalização dos reparos.

Cura
Após a finalização dos trabalhos, aplicar membrana de cura química da linha Anchortec ou promover cura úmida por, no mínimo, 3 dias. Não aplicar os produtos sob insolação direta e se necessário utilizar anteparos.

Propriedades e características
Massa específica da mistura: 2,083 kg/dm³
Resistência à compressão aos 3 dias (NBR 7215): 20 MPa
Resistência à compressão aos 7 dias (NBR 7215): 25 MPa
Resistência à compressão aos 28 dias (NBR 7215): 30 MPa
Relação líquido/materiais secos: 0,130
Tempo em aberto para aplicação: 20 minutos
Teor de cloretos: Isento

Consumo Teórico Aproximado
Anchormassa S2: 2.083 kg/m3.

Fornecimento e armazenagem
Anchormassa S2 é fornecida em conjuntos de 35 kg.
Mantendo-se em local seco e na embalagem original lacrada, sua validade é de 12 meses.

Precauções
As medidas de higiene e de segurança do trabalho e as indicações quanto ao fogo, limpeza e disposição de resíduos devem seguir as recomendações constantes na FISPQ do produto.

IMPORTANTE: O rendimento e o desempenho do produto dependem das condições ideais de preparação da superfície/substrato onde será aplicado e de fatores externos alheios ao controle da ANCHORTEC, como uniformidade da superfície, umidade relativa do ar e ou de superfície, temperatura e condições climáticas, locais, além de conhecimentos técnicos e práticos do aplicador, usuário e outros. Em função destes fatores, o rendimento e performance podem apresentar variações.