Anchorflow EPR / EPR Plus

Característica:
Anchorflow EPR e Anchorflow EPR Plus são grautes poliméricos à base de resina epóxi de alta fluidez, não retráteis, de altíssimas resistências iniciais, destinados à execução, reparo ou recomposição de peças submetidas a cargas cíclicas dinâmicas e cargas móveis elevadas. São produtos tricomponentes, formados por resinas base epóxi e agregados inertes especialmente graduados.

Indicações

- Preenchimento de bases de equipamentos, pontes rolantes, trilhos para transporte pesado, turbinas, centrífugas, entre outros

- Indicado para situações de emergência, onde é necessária rápida liberação da área

- Aplicáveis em indústrias químicas e pesadas tais como: siderúrgicas, refinarias, usinas de galvanoplastia e indústrias químicas em geral

Vantagens

- Auto-adensáveis

- Elevadas resistências mecânicas e químicas

- Baixa fluência e elevada resistência à fadiga

- Apresentam excelente aderência a substratos secos de concreto

- A elevada fluidez permite uma aplicação ágil e prática

- Liberação rápida

Dados Técnicos

Propriedades e características
Produto: Anchorflow EPR Anchorflow EPR Plus
Massa específica: 2,080 kg/dm³ 2,080 kg/dm³
Resistência à compressão às 3 horas (NBR 5739): 30 MPa 40 MPa
Resistência à compressão às 6 horas (NBR 5739): 40 MPa —
Resistência à compressão às 24 horas (NBR 5739): 70 MPa 70 MPa
Resistência à compressão aos 7 dias (NBR 5739): >80 MPa >80 MPa Resistência à tração na flexão (NBR 12142): 28 MPa 28 MPa
Módulo de elasticidade: 10 GPa 10 GPa
Tempo em aberto para lançamento a 25 °C: 45 minutos 20 a 30 minutos

Consumo teórico aproximado
Anchorflow EPR / Anchorflow EPR Plus: 2.080 kg/m3

Instruções de Uso

Critérios de projeto
Anchorflow EPR pode ser aplicado em uma única camada de até 100 mm de espessura enquanto Anchorflow EPR Plus tem sua espessura limitada a, no máximo, 50 mm por camada, em função da liberação de calor* resultante da reação química de seus componentes. Para os dois casos, a espessura mínima deve ser de 5 mm. Nestas duas situações, não há perda de fluidez no intervalo entre 5 e 25 °C de temperatura ambiente. Acima desta faixa de temperatura, o tempo de manuseio de ambos os produtos diminui sensivelmente. Caso a temperatura ambiente seja superior a 30 °C, consultar o departamento técnico da Anchortec. Em serviço, os grautes Anchorflow EPR e Anchorlfow EPR Plus são adequados para temperaturas de até 70 °C.

*Liberação de calor: A reação exotérmica do material libera calor durante o processo de endurecimento.

Preparo do substrato
O substrato deve estar limpo, seco, isento de óleos, graxas ou outros materiais contaminantes, partículas soltas ou pó. Devido à fluidez do produto, é necessário o uso de fôrmas estanques.

Mistura
Recomenda-se usar uma Hélice Anchormassa acoplada a uma furadeira de baixa rotação (400 a 500 rpm) para a mistura do produto. Verter a totalidade do componente base (Componente A) num recipiente e, em seguida, adicionar a totalidade do componente endurecedor (Componente B). Misturar até a completa homogeneização do produto. Com o misturador acionado, adicionar gradativamente o componente agregado (Componente C) e misturar até obter um material de coloração uniforme. Eventualmente, em função da fluidez requerida, pode-se retirar até 10% (em massa) do agregado.

Aplicação

A operação de lançamento do produto deve ser contínua, sempre por uma das extremidades do elemento estrutural. Sobre o substrato seco, verter o microconcreto através da menor distância de percurso possível até o preenchimento total da seção em questão. Prever a instalação de respiros para a saída de ar, para o caso de grauteamentos em áreas confinadas.

Embalagem

15 kg.

Armazenagem

Manter em local seco, ventilado e na embalagem original lacrada.

Nota: Anchorflow EPR e Anchorflow EPR Plus devem ser armazenados em temperatura de 25°C.
Em temperaturas abaixo de 15°C o componente endurecedor dos produtos pode cristalizar dentro da embalagem. Neste caso, agite bem a embalagem antes de utilizar ou aqueça o produto em banho-maria a 40°C até obter novamente a forma líquida. Em temperaturas acima de 30°C ocorre uma redução significativa do tempo de manuseio do produto. Em virtude disso, recomenda-se o resfriamento do material previamente à mistura.

Validade

12 meses

Cuidados Especiais

Precauções
As medidas de higiene e de segurança do trabalho e as indicações quanto ao fogo, limpeza e disposição de resíduos devem seguir as recomendações constantes na FISPIQ do produto.

IMPORTANTE: O rendimento e o desempenho do produto dependem das condições ideais de preparação da superfície/substrato onde será aplicado e de fatores externos alheios ao controle da ANCHORTEC, como uniformidade da superfície, umidade relativa do ar e ou de superfície, temperatura e condições climáticas, locais, além de conhecimentos técnicos e práticos do aplicador, usuário e outros. Em função destes fatores, o rendimento e performance podem apresentar variações.