Anchorfill WS

Característica:
Anchorfill WS é um produto bicomponente à base de resina poliuretano de baixa viscosidade, isento de solventes para o tratamento de fissuras que apresentam vazamentos de água em estruturas de concreto, sendo aplicado por sistema de injeção. Anchorfill WS reage imediatamente ao contato com a água gerando uma reação expansiva e formando uma espuma no interior das fissuras que atua como uma barreira física e tampona provisoriamente o fluxo do vazamento. Usado em conjunto com Anchorfill UR proporciona um sistema de selamento efetivo para eliminar os vazamentos através de fissuras em estruturas de concreto.

Indicações

- Tratamento temporário de fissuras com vazamentos de água para posterior selamento com a resina Anchorfill UR

- Preenchimento de falhas com grandes dimensões para reduzir o consumo de resinas mais nobres e tornar o sistema econômico

- Usado comumente em fissuras de reservatórios, canais e tanques em concreto armado ou protendido

- Pode ser utilizado no tratamento de fissuras com infiltrações em túneis, estações de tratamento de água e esgoto, reservatórios industriais, entre outros

Vantagens

- Reage com a água formando uma espuma resistente ao seu fluxo, estancando o vazamento temporariamente

- Age rapidamente tamponando a água sob pressão – Produto isento de solventes

- Permite a reinjeção com Anchorfill UR para o selamento definitivo do vazamento

Dados Técnicos

Propriedades e características
Massa específica: 1,14 ± 0,06 kg/dm3
Densidade da espuma: 0,025 Kg/l
Viscosidade a 20°C: 2 a 3 Poise
Tempo de manuseio sem contato com água a 20°C: 6 a 8 horas
Tempo de manuseio sem contato com água a 35°C: 3 a 4 horas
Tempo de início de reação com a água: 3 a 5 segundos

Consumo teórico aproximado
Anchorfill WS: 1,140 kg/m3.

Instruções de Uso

Critérios de projeto
Anchorfill WS foi desenvolvido para promover o tamponamento do fluxo de água em vazamentos por fissuras em estruturas de concreto e compõe, junto com a resina gel Anchorfill UR, um sistema que objetiva o selamento definitivo do fluxo da água. Por formar uma espuma, o tamponamento promovido por Anchorfill WS é temporário e, em geral, garante o estancamento do fluxo pelo período de tempo suficiente para a aplicação da resina gel, que sela o vazamento de forma efetiva.
Fissuras com aberturas entre 0,2 e 5 mm podem ser tratadas com este sistema dependendo do fluxo de água. Antes da aplicação do sistema de injeção, devem ser analisadas as características das fissuras, sendo os principais critérios o tipo, as dimensões, como abertura e comprimento, a origem, o grau de movimentação e as condições de acesso.
Recomenda-se que o departamento técnico da Anchortec seja consultado para a correta especificação e para a instrução da equipe que irá executar os serviços. As resinas que compõem o sistema Anchorfill devem ser aplicadas com equipamentos e acessórios específicos de injeção e deve-se contratar mão-de-obra especializada.

Preparo da superfície e instalação dos bicos de injeção
A superfície de concreto deve apresentar-se limpa, isenta de partículas soltas, pó, graxas, óleos e outros contaminantes ao longo de toda a extensão da fissura. É recomendável executar um jateamento com ar comprimido filtrado para promover a limpeza superficial do concreto ao longo de toda a trajetória das fissuras que serão injetadas. Os bicos de injeção devem ser inseridos em perfurações previamente executadas em intervalos ajustados de acordo com as características da fissura e ao longo de toda a sua extensão. A distância entre os bicos depende da largura e da profundidade da fissura e deve ser definida de forma a garantir que a resina penetrará e fluirá ao longo da fissura até encontrar o próximo bico de injeção. Normalmente, este espaçamento varia de 20 a 50 cm. As perfurações devem ser inclinadas com o ângulo aproximado de 45° e de modo a atravessar a fissura dentro do concreto. Maiores detalhes podem ser obtidos com o departamento técnico da Anchortec.

Mistura
Adicionar o componente acelerador (Componente B) à embalagem do componente base (Componente A) e misturar até a completa homogeneização do produto. O tempo de mistura varia de 2 a 3 minutos e as embalagens não devem ser fracionadas. Deve-se tomar o cuidado de manter todo o sistema, inclusive os reservatórios que receberão a resina, com o mínimo de umidade. Realizada a mistura, verter o produto dentro do recipiente da bomba injetora e mantê-lo tampado para evitar o acesso da umidade ambiente. Normalmente, é formada uma película sobre o produto, que mantém as suas características de fluidez sob esta.

Aplicação

Verter a resina preparada em equipamento apropriado para injeção de fissuras e iniciar a injeção a partir do bico posicionado na parte inferior. Em contato com a água, o produto reage rapidamente e forma uma espuma que expande muitas vezes o volume original. Com a sua expansão, a espuma aflora pela fissura na superfície do elemento estrutural e, ao atingir o bico posterior, deve-se então transportar o tubo do injetor para o próximo bico e assim sucessivamente até completar a operação. As injeções devem ser preferencialmente efetuadas em pequenos intervalos para que a espuma possa se formar. Caso ocorram vazamentos residuais, pode-se executar injeções adicionais. Com a reação completa, se forma uma espuma com estrutura de poros do tipo aberta e que possui a capacidade de estancar o vazamento por tempo limitado, portanto, após o tamponamento preliminar, deve-se injetar o gel de poliuretano Anchorfill UR para obter um selamento permanente e efetivo. Após os serviços, o excesso que aflorou pela fissura pode ser removido com ferramenta cortante e a superfície desbastada mecanicamente para dar acabamento.

Embalagem

Fornecido em conjuntos de 27,5 kg (25 kg de resina e 2,5 kg de catalisador)

Armazenagem

Manter em local seco, ventilado e na embalagem original lacrada.

Validade

6 meses

Cuidados Especiais

Precauções
As medidas de higiene e de segurança do trabalho e as indicações quanto ao fogo, limpeza e disposição de resíduos devem seguir as recomendações constantes na FISPQ do produto.

IMPORTANTE: O rendimento e o desempenho do produto dependem das condições ideais de preparação da superfície/substrato onde será aplicado e de fatores externos alheios ao controle da ANCHORTEC, como uniformidade da superfície, umidade relativa do ar e ou de superfície, temperatura e condições climáticas, locais, além de conhecimentos técnicos e práticos do aplicador, usuário e outros. Em função destes fatores, o rendimento e performance podem apresentar variações.