Anchorfill UR

Característica:
Anchorfill UR é um produto bicomponente formulado à base de poliuretano, de baixa viscosidade e isento de solventes para o tratamento de fissuras em estruturas de concreto, sendo aplicada por sistema de injeção. Uma vez misturado na proporção correta, Anchorfill UR reage formando uma resina flexível, mecanicamente resistente e impermeável. Anchorfill UR apresenta excelente aderência a concreto e alvenaria e quando injetado em fissuras permite pequenas movimentações sem que ocorram perdas de aderência. É ideal para o preenchimento de fissuras com a presença de água e, usado em conjunto com o produto Anchorfill WS, proporciona um sistema de selamento efetivo para eliminar os vazamentos através de fissuras em estruturas de concreto.

Indicações

- Para a injeção de fissuras em concreto e alvenaria, com a presença de água e umidade

- Tratamento de fissuras com vazamentos de água

- Usado comumente em fissuras de reservatórios, canais e tanques em concreto armado ou protendido

- Pode ser utilizado em conjunto com Anchorfill WS no tratamento de fissuras com infiltrações em túneis, estações de tratamento de água e esgoto, reservatórios industriais, entre outros

Vantagens

- A baixa viscosidade permite a penetração em fissuras de pequena abertura

- Apresenta boa adesão a substratos úmidos

- Possui elevada flexibilidade, permitindo movimentações diferenciais sem a perda de aderência

- Apresenta resistência mecânica para suportar grandes pressões hidráulicas

- Após a cura, forma uma resina impermeável

Dados Técnicos

Propriedades e características
Massa específica: 1,00 kg/dm3
Viscosidade a 20°C: 3 Poise
Tempo de manuseio a 20°C: 35 minutos
Tempo de manuseio a 35°C: 20 minutos
Tempo de cura a 20°C: 95 minutos
Tempo de cura a 35°C: 55 minutos

Consumo teórico aproximado
Anchorfill UR: 1.000 kg / m3.

Instruções de Uso

Critérios de projeto
Anchorfill UR foi desenvolvido para promover o preenchimento de fissuras ativas em estruturas de concreto ou em alvenaria, ou seja, visa preencher fissuras que apresentam alguma movimentação, mas que não sejam estruturalmente importantes do ponto de vista do suporte e transferência das cargas. Desta forma, Anchorfill UR não apresenta função estrutural e objetiva selar fissuras que apresentem vazamentos ou a passagem de umidade e proteger as estruturas de concreto da penetração de agentes agressivos. Proporciona, em conjunto com a espuma de poliuretano Anchorfill WS, o selamento definitivo do fluxo de água em vazamentos por fissuras em estruturas de concreto destinadas à contenção de água, inclusive potável, e efluentes. Fissuras com aberturas entre 0,2 e 10 mm podem ser tratadas dependendo dos requisitos de desempenho. Antes da aplicação do sistema de injeção, devem ser analisadas as características das fissuras, sendo os principais critérios o tipo, as dimensões, como abertura e comprimento, a origem, o grau de movimentação e as condições de acesso.
Recomenda-se que o departamento técnico da Anchortec seja consultado para a correta especificação e para a instrução da equipe que irá executar os serviços. As resinas que compõem o sistema Anchorfill devem ser aplicadas com equipamentos e acessórios específicos de injeção e deve-se contratar mão-de-obra especializada.

Preparo da superfície e instalação dos bicos de injeção
A superfície de concreto deve apresentar-se limpa, isenta de partículas soltas, pó, graxas, óleos e outros contaminantes ao longo de toda a extensão da fissura. É recomendável executar um jateamento com ar comprimido filtrado para promover a limpeza superficial do concreto ao longo de toda a trajetória das fissuras que serão injetadas. Os bicos de injeção devem ser inseridos em perfurações previamente executadas em intervalos ajustados de acordo com as características da fissura e ao longo de toda a sua extensão. A distância entre os bicos depende da largura e da profundidade da fissura e deve ser definida de forma a garantir que a resina penetrará e fluirá ao longo da fissura até encontrar o próximo bico de injeção. Normalmente, este espaçamento varia de 20 a 50 cm. As perfurações devem ser inclinadas com o ângulo aproximado de 45o e de modo a atravessar a fissura dentro do concreto. Maiores detalhes podem ser obtidos com o departamento técnico da Anchortec.

Mistura
Adicionar o componente endurecedor (Componente B) à embalagem do componente base (Componente A) e misturar até a completa homogeneização do produto, quando então o líquido se torna transparente. O tempo de mistura varia de 2 a 3 minutos e as embalagens não devem ser fracionadas. Realizada a mistura, verter o produto dentro do recipiente da bomba injetora.

Aplicação

Verter a resina preparada em equipamento apropriado para injeção de fissuras, contando este com recipientes fechados, e iniciar a injeção a partir do bico posicionado na parte inferior. A pressão de injeção deve ser de, no mínimo, 0,4 N/mm2 (4 bar). Misturar apenas o suficiente para cada injeção observando o seu tempo de manuseio. Após a injeção, remova os bicos e preencha as perfurações com Anchorbond Tix. No caso de injeções para o selamento de vazamentos em conjunto com Anchorfill WS, aplicar Anchorfill UR nos mesmos bicos utilizados na injeção da espuma.

Embalagem

Fornecido em conjuntos de 6,75 kg

Armazenagem

Manter em local seco, ventilado e na embalagem original lacrada.

Validade

6 meses

Cuidados Especiais

Precauções
As medidas de higiene e de segurança do trabalho e as indicações quanto ao fogo, limpeza e disposição de resíduos devem seguir as recomendações constantes na FISPQ do produto.

IMPORTANTE: O rendimento e o desempenho do produto dependem das condições ideais de preparação da superfície/substrato onde será aplicado e de fatores externos alheios ao controle da ANCHORTEC, como uniformidade da superfície, umidade relativa do ar e ou de superfície, temperatura e condições climáticas, locais, além de conhecimentos técnicos e práticos do aplicador, usuário e outros. Em função destes fatores, o rendimento e performance podem apresentar variações.