Anchordur PL

Característica:
Anchordur PL é composto por uma combinação de cimento, aditivos especiais e agregados graduados e selecionados por suas propriedades de elevada dureza e resistência à abrasão. De origem mineral, os agregados podem ainda ser pigmentados de acordo com a tonalidade desejada para conferir o efeito estético adequado. Os aditivos de alta performance tornam o material extremamente trabalhável, permitindo uma aplicação simples, com o espalhamento e compactação do produto sobre as superfícies de concreto fresco. A aplicação é realizada pelo processo seco sobre úmido com aspersão superficial do material, denominado “piso aspergido”, e atinge espessuras de 2 a 3 mm, podendo ser lançado manual ou mecanicamente sobre o piso de concreto recém acabado. O revestimento assim produzido forma uma camada compacta, com alta resistência ao desgaste e total aderência ao concreto. Anchordur PL atende a NBR 11801 – Grupo A (tráfego intenso).

Indicações

-Proporciona elevada resistência superficial à abrasão e ao impacto com características antiderrapantes

-Utilizado comumente em pisos sujeitos ao tráfego de veículos pesados

-Indicado para indústrias pesadas em geral, como siderúrgicas, automobilística, frigoríficos, metalúrgicas, entre outras

Vantagens

-Aplicação extremamente simples, sendo o produto fornecido pronto para a aplicação

- Maior vida útil do piso sem manutenção

- Elevada aderência ao concreto

- Elevada resistência à abrasão e ao impacto

- Rápida aplicação com excelente acabamento, podendo ser desempenado, desnatado, semi-polido ou polido

Dados Técnicos

Propriedades e características
Desgaste por abrasão ( NBR 12042) 0,55mm

Consumo teórico aproximado
Anchordur PL: 4 a 6 kg/m²

O consumo será determinado pela capacidade de absorção do concreto e, consequentemente, de incorporação do produto à superfície, o que está ligado diretamente à relação água/cimento e ao teor de argamassa. Desta forma, pequenas variações no consumo estimado podem ocorrer em função das características do concreto.

Instruções de Uso

Critérios de projeto
Anchordur PL deve ser aplicado em conjunto com a execução do piso ou pavimento de concreto, ou seja, após o lançamento e acabamento inicial do concreto, pois o material aspergido deve receber o acabamento final para ser incorporado ao concreto, gerando uma camada superficial com até 3 mm de espessura com as características e propriedades requisitadas. Para obter o melhor desempenho do sistema, recomenda-se que o concreto apresente um consumo mínimo de cimento de 320 kg/m³, relação água/cimento máxima de 0,55, teor de argamassa entre 48 e 52% e teor de ar incorporado máximo de 3%. O uso de aditivos plastificantes e/ou superplastificantes pode auxiliar na incorporação de Anchordur PL e a execução do lançamento e adensamento do concreto deve seguir a boa prática estabelecida pela tecnologia do concreto.

Aplicação

Recomenda-se que o piso seja subdividido em trechos com áreas definidas para facilitar o controle do consumo requerido para Anchordur PL, de acordo com o uso industrial definido em projeto. Anchordur PL deve ser lançado sobre a superfície de concreto fresco, sem a presença de água de exsudação, porém no momento em que a superfície ainda apresentar brilho. Quanto menor a quantidade de água de exsudação, melhor será o desempenho do produto. Normalmente, o momento ideal para o lançamento de Anchordur PL ocorre após o período de 30 minutos da execução do adensamento do concreto, considerando a temperatura de 30 oC, e após 2 horas para 20 oC.

Anchordur PL deve ser aplicado em duas etapas:
Primeira etapa: Espalhar uniformemente sobre a superfície de concreto fresco, aproximadamente 50 a 60% do pó seco total a ser aplicado. Quando a superfície adquirir uma coloração escura uniforme, desempenar a superfície com desempenadeira de madeira ou, em grandes áreas, com acabadoras mecânicas, de modo a garantir a penetração do produto. Esta operação deve ser cuidadosa, evitando excesso de acabamento;
Segunda etapa: Imediatamente após o desempeno da superfície, lançar a quantidade restante de Anchordur PL, em sentido cruzado em relação à primeira aplicação. Repetir o processo de desempeno do mesmo modo que na primeira etapa. O acabamento final, executado com as acabadoras de superfície, deve iniciar quando a superfície estiver suficientemente resistente para suportar o peso do equipamento sem danificá-la e, ao mesmo tempo, quando o produto absorver totalmente a água da parcela de argamassa da superfície, o que pode ser visualizado pelo escurecimento da superfície.
As juntas ou vértices expostos devem ser reforçados, pois se constituem nas regiões mais vulneráveis dos pisos. Imediatamente após o nivelamento do concreto recém-lançado, executar uma faixa de 100 a 150 mm de largura para cada lado da junta com Anchordur PL, promovendo acabamento com desempenadeira metálica. Caso necessário, as juntas de retração também podem receber o mesmo tratamento.
Recomenda-se que a execução do piso de concreto e a aplicação de Anchordur PL sejam realizadas por empresas especializadas e credenciadas pela Anchortec.

Cura
Após a finalização dos trabalhos, promover a cura segundo critérios da tecnologia do concreto.

Limitações
Anchordur PL não deve ser aplicado em áreas submetidas a ataques ácidos ou que operem em contato com substâncias que reajam ou deteriorem o cimento Portland, ou seja, Anchordur PL é um tratamento que visa ampliar grandemente as resistências mecânicas superficiais, principalmente à abrasão e ao impacto, no entanto, não altera a resistência do concreto no que diz respeito aos ataques químicos, como ocorre com as pinturas e revestimentos de base epóxi, poliuretano, entre outros a base de resinas especiais.

Embalagem

Fornecido em sacos de 25 kg

Armazenagem

Manter em local seco, ventilado e na embalagem original lacrada.

Validade

12 meses

Cuidados Especiais

Precauções
As medidas de higiene e de segurança do trabalho e as indicações quanto ao fogo, limpeza e disposição de resíduos devem seguir as recomendações constantes na FISPQ do produto.

IMPORTANTE: O rendimento e o desempenho do produto dependem das condições ideais de preparação da superfície/substrato onde será aplicado e de fatores externos alheios ao controle da ANCHORTEC, como uniformidade da superfície, umidade relativa do ar e ou de superfície, temperatura e condições climáticas, locais, além de conhecimentos técnicos e práticos do aplicador, usuário e outros. Em função destes fatores, o rendimento e performance podem apresentar variações.