Anchorcrete TF Metaltop

Característica:
Anchorcrete TF Metaltop é um revestimento espatulado de alto desempenho para pisos industriais de concreto, composto por três componentes pré-dosados, prontos para mistura e aplicação. O sistema é formado por agregados graduados pré-selecionados, interligados por um aglomerante pigmentado à base de uretano com adições de agregados metálicos não ferrosos e de agentes bactericidas que impedem a proliferação de microorganismos na superfície do piso. O produto, aplicado em camada única de espessura final variando de 4 a 6 mm, produz um acabamento com superfície fosca, ligeiramente texturizada e antiderrapante.

Indicações

- Revestimento para pisos em ambientes onde são necessárias elevadas resistências mecânicas e químicas

- Utilizado comumente em indústrias químicas, de produção e processamento de alimentos e bebidas, almoxarifados, oficinas, laboratórios, indústrias automobilísticas, cozinhas industriais, corredores de transporte de mercadorias, entre outros

Vantagens

- A superfície de Anchorcrete TF Metaltop pode receber as pinturas de acabamento das linhas Anchorpiso FC ou Anchorpiso SF

- Durante a aplicação, não produz efeitos prejudiciais em produtos alimentícios expostos

- Produz superfície antimicrobiana

- Resistente a uma ampla gama de produtos químicos

- Apresenta elevada tenacidade

- Revestimento monolítico

- Possui elevada durabilidade, conferindo proteção aos pisos em ambientes industriais submetidos a elevadas solicitações mecânicas

Dados Técnicos

Propriedades e características
Massa específica da mistura: 2,270 Kg/dm3
Resistência à compressão às 24 horas (ASTM C579): 20 MPa
Resistência à compressão aos 7 dias (ASTM C579): 25 MPa
Resistência à compressão aos 14 dias (ASTM C579): 30 MPa 2
0 minutos (15ºC a 22ºC)
Tempo em aberto da mistura (Pot life):
10 minutos (22ºC a 30ºC)
Resistência à abrasão aos 7 dias (NBR 14050): 3,2 g
Aderência aos 7 dias ( NBR 14050) 2,3 MPa (100% no concreto) Temperatura de serviço: -30 a 150 oC
Temperatura ideal de aplicação: 15 a 30 oC

Consumo teórico aproximado – Anchorcrete TF Metaltop:
9,08 kg/m² para 4 mm de espessura
11,35 kg/m² para 5 mm de espessura
13,62 kg/m² para 6 mm de espessura

Instruções de Uso

Preparo da superfície
Anchorcrete TF Metaltop deve ser aplicado sobre substrato íntegro, limpo e seco. A superfície deve ser preparada por intermédio de fresamento, jateamento captivo ou polimento com discos de vídea, seguido por aspiração a vácuo. Os substratos cimentícios devem apresentar umidade relativa inferior a 7% para receber o revestimento. Pó e detritos devem ser removidos com aspirador de pó e contaminações de óleo ou graxa podem ser removidas com desengraxantes. As juntas de movimentação existentes devem ser reproduzidas no revestimento e devem ser limpas, descontaminadas e tratadas. Anchorcrete TF Metaltop não requer a aplicação de imprimação. Em locais de difícil acesso, deve ser realizado polimento ou lixamento diamantado. Com o auxilio de serra-piso e marteletes elétricos, devem ser criados sulcos de ancoragem em toda a periferia onde será aplicado o revestimento Anchorcrete TF Metaltop, tendo estas cavidades dimensões de aproximadas de 1 cm de largura por 0,5 cm de profundidade. As cavidades devem ser executadas também a distâncias de 5 cm das paredes, bases de equipamentos, extremidades ou encontros com outros tipos de revestimentos.
Devem ser criadas cavidades ou canaletas de ancoragem no sentido longitudinal e transversal de toda a área a receber o revestimento, com espaçamento de 5 m nas duas direções. Portas, ralos, canaletas e estufas devem receber tratamento por meio das canaletas de ancoragem também com distância de 5 cm de cada lado da junção. Após a conclusão do preparo do substrato, o mesmo deve ser aspirado tomando-se o cuidado de eliminar os resíduos de poeira de dentro dos sulcos.

Nota: Eventuais regularizações prévias devem ser feitas com material epoxídico adequado. Não deve se executar regularizações com o próprio material ou com “raspadinha” de maior espessura.

Mistura
Recomenda-se usar um misturador universal para a mistura do produto. Transferir a totalidade do componente base (Componente A) para o recipiente, adicionar a totalidade do componente endurecedor (Componente B) e acionar o misturador. Adicionar aos poucos o componente agregado misturando até a completa homogeneização do produto por aproximadamente 3 minutos.

Aplicação

O lançamento do produto misturado deve ser realizado de forma manual ou com auxílio de “scread box”, espalhando-se Anchorcrete TF Metaltop sobre o substrato previamente preparado. Com o auxílio de uma régua de alumínio promover o sarrafeamento do revestimento. Promover acabamento com desempenadeira metálica, considerando pequenas dimensões, ou com acabadoras de superfície, para grandes áreas. Executar o acabamento final com um rolo de lã baixa (rolo para epóxi). Aguardar o endurecimento do produto e iniciar a aplicação do selante de juntas mais apropriado. Dependendo da necessidade de uso do piso, pode-se selar a superfície acabada com as pinturas das linhas Anchorpiso FC ou Anchorpiso SF. Não aplicar as pinturas de acabamento sobre os selantes de juntas. Para tráfego de pedestres, Anchorcrete TF Metaltop pode ser liberado em 24 horas; para o tráfego de veículos, liberar em 48 horas e para condições sujeitas à agressividade química liberar com no mínimo 72 horas, sendo a condição ideal 7 dias. Caso sejam necessários rodapés arredondados ou em meia-cana, executar com o produto Anchorcrete Rodapé.

Embalagem

Fornecido em conjuntos de 24 kg

Armazenagem

Manter em local seco, ventilado e na embalagem original lacrada.

Validade

12 meses

Cuidados Especiais

Precauções
As medidas de higiene e de segurança do trabalho e as indicações quanto ao fogo, limpeza e disposição de resíduos devem seguir as recomendações constantes na FISPQ do produto.

IMPORTANTE: O rendimento e o desempenho do produto dependem das condições ideais de preparação da superfície/substrato onde será aplicado e de fatores externos alheios ao controle da ANCHORTEC, como uniformidade da superfície, umidade relativa do ar e ou de superfície, temperatura e condições climáticas, locais, além de conhecimentos técnicos e práticos do aplicador, usuário e outros. Em função destes fatores, o rendimento e performance podem apresentar variações.