Anchorbond Tix

Característica:
Anchorbond Tix é um adesivo estrutural à base de resina epóxi, bicomponente, isento de solvente, de alta viscosidade e pega normal, composto por agregados devidamente graduados.

Indicações

- Desenvolvido para a colagem de concretos e materiais à base de cimento a superfícies de concreto, aço, alumínio, cimento-amianto, mármore, madeira, cerâmica, vidro, entre outros

- Adequado para o uso em superfícies horizontais, verticais e inclinadas, inclusive em faces inferiores de elementos estruturais

- Ideal para a colagem de chapas metálicas em elementos estruturais de concreto em situações de reforços estruturais

- Apropriado para a colagem de concreto novo a concreto velho

Vantagens

- Possui alto poder de adesão

- Apresenta elevada viscosidade e é tixotrópico (não escorre)

- Possui prazo para aplicação de 60 minutos a 25 oC

- Apresenta elevado desempenho no reparo e reforço de estruturas de concreto

Dados Técnicos

Massa específica: 1,93 kg/dm3
Tempo de manuseio a 25 oC (Pot life): 60 minutos
Tempo em aberto a 25 oC (Open time): 60 minutos
Cura inicial: 24 horas Cura final: 7 dias
Temperatura de aplicação: 5 a 35 oC
Temperatura de serviço: -30 a 70 oC
Resistência à compressão às 24 h (NBR 5739): 45 MPa
Resistência à compressão aos 7 dias (NBR 5739): 70 MPa

Instruções de Uso

As superfícies de concreto devem ser limpas, secas, íntegras e isentas de nata de cimento, materiais soltos, pó ou contaminações de óleos ou graxas. Superfícies de concreto lisas devem ser apicoadas, de preferência por escarificação mecânica com o uso de rompedor, ponteiro ou talhadeira. Após o apicoamento, a superfície de concreto deve ser totalmente limpa conforme exposto. Superfícies metálicas devem ser limpas com especial atenção à presença de óleos e graxas, que podem ser removidos com o uso de desengraxantes; produtos de corrosão devem ser removidos por escarificação mecânica, utilizando jateamento de granalha metálica ou lixamento elétrico, até obter uma superfície com padrão visual de “metal branco” Sa3 ou “metal quase branco” Sa2½, conforme norma SIS-05.5900. Recomenda-se, no manuseio das superfícies e com o objetivo de obter o máximo desempenho do adesivo gordura das mãos. Não aplicar o adesivo sobre pinturas existentes.

Mistura
Pré-misturar separadamente o componente endurecedor (Componente B) e o componente base (Componente A). Despejar todo o conteúdo do componente endurecedor ao recipiente do componente base e misturar o Anchorbond Tix por, no mínimo, 3 minutos, com o uso de uma espátula ou uma haste metálica, até obter uma coloração uniforme.

Aplicação

Para colagens entre elementos de concreto, Anchorbond Tix deve ser aplicado sobre a superfície seca. Após o preparo da superfície, aplicar o adesivo com o uso de uma espátula de modo a formar uma camada de aproximadamente 2 mm de espessura. A colagem deve ser realizada com o adesivo em seu estado pegajoso, podendo ser efetuada logo após o espalhamento do adesivo sobre a superfície. Aplicar Anchorbond Tix sobre a chapa numa espessura de aproximadamente 2 mm. Previamente ao serviço de colagem, ancorar no concreto os parafusos de fixação da chapa utilizando a resina de ancoragem química Tecfix MP ou Tecfix One e, caso necessário, utilizar a imprimação Nitoprimer 35 sobre a superfície metálica. Pressionar a chapa contra o concreto e apertar as porcas procurando obter uma espessura uniforme do adesivo inferior a 1,5 mm. Manter a chapa sem movimento durante, pelo menos, 24 horas. Decorridas 48 horas, retirar os escoramentos e remover os excessos do adesivo. Liberar para carregamento após 7 dias.

Limpeza
A limpeza das ferramentas e dos equipamentos deve ser realizada imediatamente após a conclusão dos serviços com o uso do Solvente 140. Após o período de cura inicial, o adesivo somente poderá ser removido mecanicamente.

Rendimentos/Tabelas de Consumo

1,5 a 1,9 kg/m²

Embalagem

fornecido em conjuntos de 1 kg

Armazenagem

Manter em local seco, ventilado e na embalagem original lacrada.

Validade

sua validade é de 12 meses.

Cuidados Especiais

As medidas de higiene e de segurança do trabalho e as indicações quanto ao fogo, limpeza e disposição de resíduos devem seguir as recomendações constantes na FISPQ do produto.

IMPORTANTE: O rendimento e o desempenho do produto dependem das condições ideais de preparação da superfície/substrato onde será aplicado e de fatores externos alheios ao controle da ANCHORTEC, como uniformidade da superfície, umidade relativa do ar e ou de superfície, temperatura e condições climáticas, locais, além de conhecimentos técnicos e práticos do aplicador, usuário e outros. Em função destes fatores, o rendimento e performance podem apresentar variações.