Anchorbond AR

Característica:
Anchorbond AR é uma emulsão de polímero acrílico e aditivos especiais, resistente à hidrólise e fornecida como produto monocomponente, desenvolvida para o uso como adesivo em aplicações internas ou externas e como aditivo promotor de aderência e redutor de retração para argamassas e concretos.

Indicações

- Ponte de aderência para argamassas e concretos aplicados sobre superfícies verticais e horizontais, como paredes e tetos

- Aditivo desenvolvido para aumentar a aderência e reduzir a retração de argamassas e concretos

- Comumente utilizado em reparos superficiais de estruturas de concreto como ponte de aderência para a argamassa Anchormassa S2

Vantagens

- Resistente à umidade

- Não reemulsiona

- Apresenta ótima aderência ao concreto

- Reduz a permeabilidade de concretos e argamassas

- Aumenta a coesão das argamassas

- Melhora a resistência mecânica e a capacidade de deformação de concretos e argamassas

- Reduz a fissuração de argamassas de revestimento

- Monocomponente, pré-formulado e pronto para o uso

Dados Técnicos

Propriedades e características

Aspecto: Líquido branco leitoso
Massa específica (ASTM D-1475): 1,015 kg/dm3
pH: Alcalino

Aplicação Consumo
(L/m2)
Consumo
(L/m3)
Parâmetro de referência
Ponte de aderência 0,10 a 0,30 Produto aplicado puro ou compondo uma pasta de cimento
Argamassa de baixa permeabilidade 1,02 a 2,35 51 a 117,3 Espessura de 20 mm
Argamassa de estucamento 0,20 a 0,30 130 a 170 Traços padrão e diferentes relações água/cimento

Instruções de Uso

Critérios de projeto
Como aditivo para argamassas e concretos, Anchorbond AR deve ser adicionado à água de amassamento em proporções que variam de acordo com o traço utilizado e a finalidade de sua aplicação. Os traços e proporções sugeridos a seguir estão especificados em volume de acordo com cada tipo de composição, porém, a confirmação das proporções de Anchorbond AR deverá ser realizada previamente na obra ou em laboratório em função das especificações de projeto e do tipo e classe de cimento Portland utilizado. Como ponte de aderência, Anchorbond AR pode ser utilizado sem diluição diretamente sobre o substrato ou como aditivo compondo uma pasta de cimento Portland.

Preparo do substrato
Para a aplicação como ponte de aderência em situações de reparo estrutural ou compondo argamassas de estucamento e de revestimento, deve-se saturar a superfície até a condição de “saturada e seca”, ou seja, úmida, mas sem o empoçamento de água.

Aplicação

Para as aplicações em que Anchorbond AR é utilizado como aditivo, é importante observar que o produto é uma emulsão de polímero acrílico, aditivos e água. Desta forma, a quantidade da água de amassamento deve ser reduzida de forma proporcional à adição de Anchorbond AR com o objetivo de manter a relação água/cimento da mistura, sempre lembrando que quanto menor esta relação, melhores as propriedades mecânicas e físicas das argamassas e concretos. Esta redução está indicada em cada traço descrito abaixo, sendo separadas as proporções da água de amassamento e do adesivo Anchorbond AR que, juntos, compõem a relação líquido/cimento indicada.

Rendimentos/Tabelas de Consumo

Aplicação: 5 L (m2) – 16,7 a 50,0, para outras aplicações consultar ficha técnica.

Embalagem

5 L, 18 L, 50 L e 200 L

Armazenagem

Manter em local seco e na embalagem original lacrada.

Validade

12 meses

Recomendações

Ponte de aderência
Em situações de reparo superficial de estruturas de concreto, pode-se optar pela aplicação da ponte de aderência utilizando Anchorbond AR de duas formas: aplicado puro diretamente sobre a superfície previamente preparada ou compondo uma pasta de cimento com relação líquido/cimento igual a 0,67 e proporção de 3 partes de cimento Portland : 1 parte de água : 1 parte de Anchorbond AR* também aplicado sobre o substrato previamente saturado com água. Nos dois casos, a saturação prévia da superfície deve atingir a condição de “saturada e seca”, sem empoçamentos. Em situações em que há elevada temperatura, presença de ventos fortes, baixa umidade relativa do ar e para obras cujas áreas a serem reparadas são consideradas grandes, recomenda-se o uso da pasta de cimento aditivada, pois o tempo em aberto da superfície preparada é maior com a pasta em comparação como Anchorbond AR puro.

Argamassas de baixa permeabilidade – Relação líquido/cimento < 0,45
1 parte de cimento* : 3 partes de areia : 0,22 partes de água : 0,23 partes de Anchorbond AR*

Argamassas de estucamento
O traço da argamassa de estucamento deve ser determinado em função da tonalidade de cor do acabamento e da consistência ideal para a aplicação. Depois de definido o traço, utilizar 1 parte de Anchorbond AR* para 1 parte de água, em volume.

Concretos de baixa permeabilidade
Concretos podem receber a proporção de 1 a 4% de Anchorbond AR sobre a massa de cimento.

* Observar que as proporções acima já contemplam a dedução da quantidade de água proporcional à quantidade adicionada de Anchorbond AR

Cuidados Especiais

Precauções
As medidas de higiene e de segurança do trabalho e as indicações quanto ao fogo, limpeza e disposição de resíduos devem seguir as recomendações constantes na FISPQ do produto.

IMPORTANTE: O rendimento e o desempenho do produto dependem das condições ideais de preparação da superfície/substrato onde será aplicado e de fatores externos alheios ao controle da ANCHORTEC, como uniformidade da superfície, umidade relativa do ar e ou de superfície, temperatura e condições climáticas, locais, além de conhecimentos técnicos e práticos do aplicador, usuário e outros. Em função destes fatores, o rendimento e performance podem apresentar variações.