fbpx

SWELLTITE

DESCRIÇÃO
A SWELLTITE é um composto de impermeabilização altamente eficiente que consiste em composto de bentonita sódica integralmente unido a um revestimento de geomembrana. Essa composição combina os benefícios de impermeabilização da bentonita sódica com a força e a resistência a perfurações de um revestimento de geomembrana espesso.

A SWELLTITE é um verdadeiro avanço na tecnologia de membrana de impermeabilização. Diferentemente de outros sistemas de membrana, o composto de bentonita reativa da SWELLTITE pode se dilatar para vedar pequenas perfurações na membrana. A SWELLTITE é produzida com uma espessura de 2 mm controlada em fábrica, garantindo que o especificador, o empreiteiro e o proprietário tenham uma aplicação de material consistente. Esse composto de engenharia consiste em um revestimento de geomembrana espesso e um composto de bentonita, com um filme solúvel em água. A SWELLTITE contém praticamente zero VOC, pode ser aplicado em concreto verde e, mais importante, tem eficácia comprovada em mais de 20 anos.

APLICAÇÕES
A SWELLTITE foi desenvolvida para superfícies de fundação estrutural subterrâneas verticais e horizontais, bem como construções de laje dividida acima do solo. Normalmente, as aplicações subterrâneas incluem paredes de concreto com reaterro, paredes de bloco de alvenaria, telhados cobertos por terra e tetos de túneis. Algumas das aplicações típicas em construção de laje dividida acima do solo são deques de passeio, deques de estacionamento e varandas. Além disso, a SWELLTITE pode ser usada para aplicações de laje dividida interior em salas de mecânica, cozinhas e instalações laboratoriais. As aplicações podem incluir estruturas sob pressão hidrostática contínua ou intermitente.

INSTALAÇÃO
Geral: Instale a SWELLTITE e os produtos acessórios estritamente de acordo com as instruções de instalação do fabricante. Instale a SWELLTITE com composto de bentonita diretamente no substrato a ser impermeabilizado. Programe a instalação do material de impermeabilização de modo a permitir a colocação imediata do material de reaterro ou concreto. Para aplicações não abordadas nesse documento, entre em contato com a CETCO para obter as diretrizes de instalação específicas.

Armazenamento: Armazene a SWELLTITE e os produtos acessórios em local seco, protegido contra operações de construção e condições climáticas. Proteja os materiais contra umidade, temperaturas excessivas e exposição prolongada à luz solar direta durante o armazenamento. Ao armazenar os materiais ao ar livre no local de trabalho, proteja-os do tempo cobrindo-os em cima e em todas as laterais (deixando ventilação adequada). Não empilhe os paletes quando estiverem guardados ou durante o transporte.

Trabalho de preparação: As superfícies estruturais de concreto devem ser lisas, sem sujeira, pedras, detritos, óleo, graxa, resíduos de cimento ou outros materiais estranhos. Remova aletas e outras saliências para acompanhar a superfície do substrato. Preencha completamente qualquer orifício de fixação, buraco, vão e rachaduras com rejunte cimentício sem retenção ou BENTOSEAL ® . As superfícies de concreto que vão receber o MAXBIT SKW devem ser bem curadas, por, no mínimo 7 dias antes da aplicação. Sempre que possível, projete as superfícies de concreto horizontais com inclinações para drenagem.

INSTALAÇÃO DA PAREDE DE FUNDAÇÃO
Antes de instalar a membrana SWELLTITE nas paredes de fundação, prepare o substrato e detalhe todos os cantos internos verticais, penetrações e juntas de sapata/parede, da seguinte forma: Cantos internos verticais: Coloque um filete contínuo de 19 mm de espessura de BENTOSEAL ou mástique MAXBIT SKW em todos os cantos internos verticais. Penetrações: Aplique um filete de 19 mm de espessura de BENTOSEAL ou mástique MAXBIT SKW ao redor da base das penetrações. Estenda o mástique no mínimo 150 mm para fora a partir da penetração, com 2,3 mm de espessura. Após a membrana SWELLTITE ter sido instalada, aplique uma camada de mástique na borda da membrana ao redor da penetração. Junta de sapata/parede: Aplique na junta de sapata/parede um filete contínuo de 19 mm de espessura, em um ângulo de 45°, de BENTOSEAL ou MAXBIT SKW.

Instalação da membrana: Começando na base da parede, aplique a membrana sobre o BENTOSEAL ou o filete de MAXBIT SKW e sobre a sapata, no um mínimo 150 mm, com o composto de bentonita diretamente contra a parede (face de revestimento espesso voltada para o instalador). Fixe todas as bordas das membranas com prendedores mecânicos com cabeça de arruela no máximo a 600 mm, no centro, ou menos, conforme necessário, para contornar a superfície. A membrana SWELLTITE pode ser instalada na orientação horizontal ou vertical. Sobreponha todas as bordas da membrana no mínimo de 50 mm. Escalone as pontas dos rolos no mínimo 300 mm. Vede todas as emendas sobrepostas da membrana com CETCO SEAMTAPE. Continue com a instalação da membrana no detalhe do solo acabado ou conforme especificado. Corte a membrana para se ajustar bem em torno das penetrações. Com a espátula, aplique uma camada de 19 mm de espessura de BENTOSEAL ou mástique MAXBIT SKW ao redor das penetrações. Estenda o mástique pela penetração e preencha completamente a área entre a borda da membrana e a penetração. Vede todas as emendas sobrepostas da membrana com CETCO SEAMTAPE. Faça a terminação da membrana SWELLTITE 300 mm abaixo da elevação do solo acabado, com prendedores com cabeça de arruela no máximo a 300 mm, no centro. Instale a folha metálica CETBIT 300 no substrato de concreto preparado com a borda inferior sobrepondo a borda superior da membrana SWELLTITE, no mínimo, 100 mm. Sobreponha todas as pontas de rolo no mínimo 100 mm, para formar uma folha metálica contínua. A altura da folha metálica deve corresponder aos detalhes e especificações do projeto. Instale uma barra de terminação rígida ao longo da borda superior do CETBIT 300; presa no máximo a 300 mm, no centro. Conclua os detalhes de terminação do solo dispensando CETSEAL com aplicador ao longo da borda superior, em todas as penetrações na folha metálica e todas as emendas sobrepostas expostas.

O material de reaterro deve ser colocado e compactado a uma densidade de 85% Proctor modificado, imediatamente após a aplicação da membrana. Se o reaterro não puder ser aplicado imediatamente, proteja as bordas da membrana contra chuva com CETCO SEAMTAPE. Se o reaterro tiver material pontiagudo ou irregular, cubra a membrana com o material de proteção aprovado pela CETCO, a fim de evitar danos durante o reaterro e a compactação. Prenda na impermeabilização sob a laje conforme necessário, sobrepondo no mínimo 150 mm. Quando houver a necessidade de ter um ralo, instale-o abaixo da parte superior da sapata. Paredes de bloco de alvenaria: A CETCO recomenda que as células de bloco de alvenaria sejam preenchidas com rejunte cimentício ou concreto. Todas as juntas de argamassa devem ser completamente preenchidas e niveladas antes de a membrana ser instalada nas paredes de alvenaria.

INSTALAÇÃO DO DEQUE HORIZONTAL
Antes de instalar a membrana SWELLTITE, prepare o substrato e demarque todos os ralos, cantos de transição e penetrações. Consulte o fabricante se o deque for de construção de placas de concreto pré-moldado ou em outras condições não mencionadas aqui.
Ralos: Com uma espátula, aplique uma camada de, no mínimo, 2,3 mm de espessura de MAXBIT SKW no anel do ralo e seguindo pelo caimento. Estenda um mínimo de 150 mm de MAXBIT SKW ao redor do ralo. Deixe o MAXBIT SKW secar por, no mínimo, 12 horas antes de instalar a membrana. Após a membrana SWELLTITE ter sido instalada ao redor do ralo, coloque uma folha metálica de 1,5 mm de espessura de MAXBIT SKW cobrindo a borda da membrana. Penetrações: Com uma espátula, aplique um filete de, no mínimo, 19 mm de MAXBIT SKW em torno da penetração. Estenda o MAXBIT SKW para fora a partir da penetração no mínimo 150 mm, com 2,3 mm de espessura. Após a membrana ter sido instalada sobrepondo o MAXBIT SKW 50 mm, coloque uma folha metálica de 1,5 mm de espessura de MAXBIT SKW na borda da membrana. Cantos de transição: Aplique um filete de 19 mm de espessura de MAXBIT SKW na parte interna dos cantos de transição. Em seguida, estenda o MAXBIT SKW no mínimo 2,3 mm de espessura por 150 mm em ambas as direções a partir do canto. Deixe o MAXBIT SKW secar por, no mínimo, 12 horas antes de instalar a membrana. Após a membrana ter sido instalada no canto, coloque uma folha metálica de 1,5 mm de espessura de MAXBIT SKW cobrindo a borda da membrana. Instalação da membrana: Instale a membrana com o composto de bentonita diretamente contra o deque (face do revestimento espesso voltada para cima) do ponto mais baixo até o ponto mais alto na descendente, para criar uma instalação em estilo Shingle. Sobreponha todas as bordas da membrana no mínimo 50 mm. Escalone as pontas dos rolos no mínimo 300 mm. Vede todas as emendas sobrepostas da membrana com CETCO SEAMTAPE. Corte a membrana para se ajustar bem em torno das penetrações, sobrepondo o MAXBIT SKW instalado previamente. Aplique uma folha metálica de 1,5 mm de espessura de MAXBIT SKW sobre a borda da membrana.

MÉTODO ADESIVO OPCIONAL
Aplique o MAXBIT SKW com pincel ou espátula em uma taxa de 1,2 kg/metro quadrado. A membrana SWELLTITE deve ser aplicada imediatamente no adesivo MAXBIT SKW, de acordo com as instruções de instalação da membrana para a devida aplicação, parede de fundação ou deque, excluindo os prendedores mecânicos. As superfícies preparadas não cobertas pela membrana no mesmo dia devem ser revestidas com MAXBIT SKW.

TAMANHO DA EMBALAGEM
O tamanho do rolo de SWELLTITE é de 1,02 m x 10,0 m; 10,2 metros quadrados por rolo.

LIMITAÇÕES
Não coloque a SWELLTITE em água parada ou se estiver chovendo. Se a água do solo contiver ácidos fortes, álcalis ou apresentar condutividade de 2.500 umhos ou mais, envie amostras de água para o fabricante realizar o teste de compatibilidade. A SWELLTITE não foi desenvolvida para aplicações de impermeabilização acima do solo ou de subsuperfície não confinadas, que não garantam cobertura de confinamento total. Não instale a SWELLTITE em aplicações de deques de passeio horizontais que utilizam pavimentos colocados em pedestais. A SWELLTITE não foi desenvolvida para impermeabilização de juntas de dilatação. As juntas de dilatação precisam de um produto próprio para elas. Para as paredes de fundação, o reaterro deve consistir em terra compactada e brita (19 mm ou menos). A terra compactada deve ter uma densidade mínima de 85% Proctor modificado. Um reaterro de brita com mais de 19 mm necessitará de uma faixa de proteção; consulte a CETCO para obter as diretrizes específicas. Evite reaterro com agregado de 38 mm ou mais. Em deques horizontais, a SWELLTITE requer a contenção adequada de um material de cascalho de cobertura; uma laje de concreto reforçado com, no mínimo, 75 mm de espessura ou um conjunto de pavimento com peso mínimo de 97 kg por metro quadrado (inclui faixa de nivelamento com areia ou rejunte). Quando a cobertura de terra compactável for utilizada, ela deverá ter uma espessura mínima de 450 mm e ser compactada a uma densidade mínima de 85% Proctor modificado.

PRODUTOS ACESSÓRIOS
BENTOSEAL ® : mástique de bentonita sódica para aplicação com espátula usado para detalhar o entorno das penetrações e as transições de cantos em instalações de SWELLTITE em parede subterrânea.

MAXBIT SKW: Composto de borracha de betume modificada aplicado a frio a substratos para promover a aderência da membrana SWELLTITE; a taxa de cobertura típica é de 1,2 kg/metro quadrado. O MAXBIT SKW também pode ser usado para detalhar o entorno de penetrações, ralos e As transições de canto em instalações de deque horizontal e parede vertical.

SEAMTAPE ® : fita usada para vedar emendas sobrepostas de membrana.

AQUADRAIN ® : composto de drenagem pré-fabricado que consiste em um tecido de filtragem pesado fixado a um núcleo de drenagem plástico de alta resistência.

WATERSTOP-RX ® : fita impermeabilizante de dilatação baseada em bentonita para junta de concreto, desenvolvida para substituir impermeabilizantes de PVC. Fixado no local com CETSEAL.

CETBIT 300: Membrana metálica autoadesiva para terminações no nível do solo.

CETSEAL: Selante e adesivo geral de poliéter de componente único.

Casa D' Água

About Casa D' Água

  •