Dimensionamento e Quantificação de uma Instalação Hidráulica – Manual de Instalação (Treinamento)

Manual de instalação totalmente ilustrado com fotos que mostra, de maneira totalmente didática acompanhada de imagens passo a passo, a instalação do sistema hidráulico Pex para água
potável.

Passar o tubo guia até o local de cada peça de utilização, fazendo sua devida fixação. Não deixar de usar o tubo guia, pois além de garantir a inspeção, na água quente, completa o isolamento térmico.

Alimentação direto ao ponto: a introdução do tubo Pex dentro do guia efetua-se desde o distribuidor até a peça de utilização, deixando uma sobra de ± 40 cm para facilitar o manuseio e ligação da conexão a peça de utilização.

Uso do flexível: introduzir o tubo Pex dentro do guia, a partir do distribuidor até a caixa plástica. Ligar o tubo Pex à conexão e deslizar o tubo até que o cotovelo se encaixe dentro da caixa plástica. Rosquear os parafusos de fixação e por último ligar o tubo Pex ao distribuidor.

A lâmina telescópica permite a fixação de até duas caixas plásticas. A sua fixação é obtida parafusando-a nos montantes. A parte móvel da lâmina deverá ser parafusada para melhor ajuste e fixação.

Água e sabão podem ser utilizados, como nas instalações elétricas, para facilitar a passagem do tubo, que uma vez passado deve-se cortar 2 cm para limpa-lo.

Os tubos conectam-se diretamente ao distribuidor. OBS: deixar entre os distribuidores de água quente e fria espaço suficiente para no caso de manutenção, caber a mão. Pode-se utilizar fita azul para água fria e vermelha para água quente, auxiliando na identificação da tubulação.

A conexão ao tubo Pex é totalmente mecânica, sem cola ou solda. Apenas em junções rosca pex com rosca cobre/ latão/PVC que se deve usar veda rosca.

Fazer a fixação dos tubos guia, com braçadeiras, nas extremidades próximas aos distribuidores e ao longo de sua extensão, visando facilitar a posterior passagem do tubo Pex ou troca.

O raio mínimo permitido para fazer curvas é de 8 x f do tubo. Para obter raios de curvatura menores não deve-se utilizar chama direta. Usar sopradores de ar quente.

No caso da instalação dos distribuidores ser feita na estrutura metálica de dry wall utiliza-se elumaflex (ou similar) para evitar corrosão galvânica. Proteger também a região de contato com as braçadeiras metálicas.

Fora do shaft utiliza-se para fixação dos distribuidores uma caixa plástica, que é fixada a estrutura metálica por meio de braçadeiras. No caso de paredes em alvenaria esta caixa é cimentada na própria parede

Quando se utiliza a caixa de comando metálica, a fixação é feita por meio de cantoneiras.

Assim como os distribuidores, quando não se tem shaft, utiliza-se para fixação do misturador e registros de pressão uma caixa plástica, que é fixada a estrutura metálica por meio de braçadeiras.

O Sistema Pexgol pode ser utilizado em qualquer tipo de parede ( alvenaria, estrutural, gesso acartonado, sical,...), por entre forro ou embutida na laje.

Não deixar conexões sem acesso , todas as conexões do Sistema Pexgol devem ser inspecionáveis.

Deve-se cortar o tubo apenas com a tesoura para que fique reto e se encaixem perfeitamente na conexão, evitando assim possíveis vazamentos.

Deve-se cortar o tubo apenas com a tesoura para que fique reto e se encaixem perfeitamente na conexão, evitando assim possíveis vazamentos.