Aditivos para Concreto e Argamassa

Os principais tipos, funções e denominações destes produtos que, adicionados ao concreto ou argamassas, têm a função de modificar as propriedades físicas dos mesmos, facilitando seu manuseio e emprego e oferecendo muitas vantagens.

Definição:

Aditivos são produtos que adicionados ao concreto ou argamassas, têm a função de modificar as propriedades físicas dos mesmos, de modo a facilitar seu manuseio e emprego, oferecendo dessa maneira vantagens que naturalmente não são obtidas confeccionando-se traços normais.

Os principais tipos de aditivos, suas funções e denominações são:

Plastificantes Redutores de Água

Função: plastificar o concreto aumentando o Slump sem adição de água, ou reduzir a água mantendo o Slump com conseqüente aumento de resistência inicial e final, sem alteração do tempo de pega.

Super Plastificantes Redutores de Água

Função: Idem a dos plastificantes, porém consegue-se os mesmos efeitos com menores dosagens e também a confecção de concretos de alta performance.

Incorporadores de Ar

Função: incorporar ao concreto ou argamassa, tornando-as mais coesivas, untuosas, aumentam resistências mecânicas, diminuem segregação, melhora o acabamento das faces nas desenformas e deixam as arestas das peças melhores acabadas.

Aceleradores de Pega

Função: acelerar pega do concreto ou argamassa, com aumento reativo da resistência inicial (podendo diminuir a final se dosados em excesso) para serviço de concretagens, reparos estruturais, apoios de máquinas e serviços afins. Aceleradores a base de cloretos não são recomendados para utilização em contato com aço, pois ocorrerá oxidação. Aceleradores a base de aluminatos podem ter qualquer aplicação.

Retardadores de Pega

Função: retardar a pega do concreto para facilitar sua aplicação em longas distâncias, lançamento de concreto em climas frios, etc.; geralmente estão associados a um aditivo plastificante.

Microssílica

Função: produção de concreto de alta performace – alta resistência mecânica e impermeabilidade – sempre utilizando com auxílio de super plastificantes.

Lubrificante e aglutinante

Função: aglutinar o concreto aumentando sua coesão e lubrifica-lo, sem mudar plasticidade e tempo de pega, possibilitando também o bomeamento do mesmo.

Expansor / Estabilizantes Plastificantes/ Adesivos – Polímeros

Função: plastificar e expandir argamassas, para injeções, tratamentos e encunhamento de alvenaria / Produção de argamassas para assentamento de tijolos e revestimentos de paredes e tetos em geral. / Aumentar a aderência e resistência das argamassas e produção de concretos poliméricos “elásticos”.