A Fibra de Aramida

Conheça também as vantagens da utilização da fibra de aramida para reforço de estruturas de concreto armado.

Anualmente uma infinidade de estruturas, sejam de pontes, edificações ou indústrias, necessitam de serviços de reforço ou de recuperação estrutural motivados por problemas de corrosão nas armaduras, erros ou modificações de projeto ou, simplesmente, por alteração nas cargas atuantes. Desde o início dos anos 80, uma nova tecnologia de reforço, que utiliza polímeros armados com fibra, vem facilitando a vida das empresas de recuperação. No Brasil, esta tecnologia foi implantada a partir de 1996. Recentes terremotos no Japão, Califórnia e Itália vieram a acelerar ainda mais a adoção desta fantástica tecnologia, particularmente em obras de arte, motivado pela facilidade, rapidez, ausência de interrupção e resposta da estrutura, incomparável em relação aos sistemas tradicionais de reforço.
Uma nova fibra, a aramida, com características semelhantes à fibra de carbono, está sendo lançada em nosso mercado de serviços de reforço estrutural aparente, trazendo um pouco mais de vantagens. Esta fibra tem o nome comercial de Kevlar.

As características da Kevlar

Para quem já aplica a fibra de carbono, a Kevlar muito se assemelha, exigindo-se essencialmente qualidade na mão de obra de aplicação e na preparação das superfícies. Esta fibra é vendida na forma de tecido unidirecional com os nomes AK-60 e AK-40, com larguras de 100, 300 e 500mm. O comprimento do rolo para largura de 100mm é de 100m, e de 50m para as larguras de 300 e 500mm.
Não há dúvida de que a fibra de aramida apresenta benefícios em relação à fibra de carbono, particularmente pelo fato de que não conduz eletricidade para aplicação em trabalhos subaquáticos. O compósito formado pela fibra de aramida e o epóxi torna-se a única opção quando se deseja fazer reforços junto à linhas de transmissão ou de comunicação, não oferecendo, por outro lado, interferência eletromagnética às ondas de rádio e de instrumentação. Sua resistência química é excelente, já que não corrói em presença da maioria dos produtos químicos, solventes, combustível, detergentes e quando imerso na água do mar.

Características e Benefícios da Fibra

Características Benefícios
Alta resistência Aumento na capacidade de carga
Alto módulo Deformação limitada
Alongamento na ruptura Aumento na dutilidade
Tolerância a danos Segurança
Não condutiva Livre da eletro-corrosão
Resistente a produtos químicos Durabilidade
Retarda o fogo Alta performance a acidentes

Características do Tecido Kevlar

Características AK-40 AK-60
Peso em gramas/m2 320 450
Resistência à tração (projeto) kgf/cm2 21.735 21.735
Módulo à tração (projeto) kgf/cm2 1.242 1.242
Espessura em mm 0,193 0,286
Capacidade de carga de projeto/camada de tecido (tf/m) 40 60
Rigidez de projeto/camada de tecido (kg/mm) 2400 3600

Saiba como são os epóxis que contêm aramida

A fibra de aramida, quando fornecida e, tamanho inferior à fibra de polipropileno ou nylon, aquela que se acrescenta ao concreto para evitar a seqüência de trincas, tem uma excelente aplicação quando inserida em resinas epóxi, favorecendo, com as fibrilas formadas, uma tixotropia e uma inigualável ”armação” ao filme curado.
A aramida é uma fibra orgânica, em poliamida aromática, com altíssima resistência à tração gue. Uma vez inserida em uma matriz epóxica, promove um extraordinário aumento na resistência à flexão, tração e impacto para o filme, saindo daquela situação de fragilidade, para um estado de flexibilidade , com extrema durabilidade. A aramida, quando adicionada ao epóxi, promove uma resistência ao calor para valores em torno de 400ºC, inimaginável apenas para aquela matriz. Aparentemente, sua maior utilização está nos serviços subaquáticos, revestindo tanques e em plataformas submarinas.

Compare as características

Reforço unidirecional com epóxi chapa ou metal
Kevlar Carbono Aço
Propriedades físicas
Densidade 1,35 1,53 7,87
Resistência específica 3,6 3 1
Rigidez específica 3,4 4,5 1
Propriedades funcionais
Tolerância a danos Excelente Pobre Boa
Fragilidade Não frágil Frágil Não frágil
Sensibilidade ao álcalis do concreto Boa Boa
Sensibilidade à eletro-corrosão Nenhuma Contribui Sim
Reação ao fogo (durante o evento) Retardante Retardante Não combustível
Após extinção (estocagem de calor) Baixa Baixa Alta
Amortecimento à vibração Boa Pobre -
Aplicação
Manuseio do tecido Fácil Há dificuldades Impossível
Aspectos Econômicos
Custo do material Alto Alto Baixo
Equipamento auxiliar Insignificante Insignificante Alto
Mão de obra Baixa Baixa Alta
Custo relativo total da obra Baixo Baixo Alto

Fonte: Carlos Carvalho Rocha (Revista Recuperar (Ano 7 – Nov/Dez 2000)