Proteção anti-corrosiva e Impermeabilização de Tanque de Salmoura

O tanque de armazenagem de salmoura já existia há anos e estava com seu sistema de impermeabilização e proteção anti-corrosivo apresentando vazamentos e deterioração. Veja a solução apresentada pela Casa D’Água!

Local

Jundiaí – SP

Especificação e Supervisão Técnica

Casa D’Água Tecnologia para Construção

Execução

Metta Serviço Técnicos S/C Ltda (Piracicaba – SP)

Características Gerais

O tanque de armazenagem de salmoura já existia há anos e estava com seu sistema de impermeabilização e proteção anti-corrosivo apresentando vazamentos e deterioração, o qual era constituído por uma manta de PEAD e revestido com placas de cerâmicas antiácidas como proteção mecânica.
Nesse trabalho conseguiu-se viabilizar economicamente a manutenção do tanque, bem como o tempo de execução do serviço, que foi curto comparado com os procedimentos tradicionais. Dessa maneira, o menor tempo de parada do tanque propiciou ao cliente um excelente ganho de produção.

Área executada

120 m2

Procedimentos

• Remoção de todo o revestimento e impermeabilização danificados e corroídos, até se expor o concreto da estrutura do tanque
• Execução de novo concreto de fundo do tanque com Xypex Adimix C 1000 para dar impermeabilidade e resistência ao concreto contra o ataque da salmoura.
• Tratamento das paredes com o Sistema Xypex de Proteção Química e Impermeável para o concreto velho, visando combater umidade e infiltrações negativas e dar resistência química ao concreto contra o ataque da salmoura.
• Aplicação no tanque de MC-Rim F como revestimento final e anti corrosivo, tendo também a função de oferecer resistências superficiais à abrasão provocada pelo sal.

1. Preparo do substrato de concreto das paredes com corte de pontos corroídos, fissuras e trincas, após concluída a concretagem da nova laje de fundo do tanque

2. Tratamento do concreto das paredes contra infiltrações de sub pressão com Xypex Patch N’ Plug

.

3. Aplicação do Sistema Xypex de Proteção e Impermeabilização do concreto

4. Execução da cura úmida

.

5. Aplicação do revestimento anti corrosivo MC-Rim F

6. Aplicação do revestimento anti corrosivo MC-Rim F