Injeção de Poliuretano Estrutural – Rígido

Calçamento de base de prensa hidráulica

Local

Campinas – SP

Especificação e Supervisão Técnica

Casa D’Água

Execução

Pires Giovanetti e Nobre Engenharia

Características Gerais

Produto utilizado: MC Injekt 2700

Uma prensa hidráulica estava com problemas de vibração devido à falta de sustentação da base de concreto armado, que estava sendo esmagada em função dos esforços de funcionamento do equipamento que abalavam os chumbadores de fixação.

Havia também uma área de contaminação por óleos e graxas e a impossibilidade de interrupção da produção da fábrica para que o calçamento da prensa fosse realizado.

Área executada

25,00 m²

Procedimentos

Programar o serviço de reparo da base de concreto, chumbadores e calçamento da prensa para o período noturno, com uma parada de 6 horas no equipamento.

A limpeza da região foi realizada através de hidrojateamento de alta pressão para eliminação da contaminação de óleos existentes e, em seguida, cortes foram feitos no concreto para a aplicação da resina de poliuretano MC Injekt 2700, visando preencher o espaço vazio sob a base da prensa. O procedimento resultou na distribuição da carga de trabalho por igual sobre o concreto, eliminando a vibração do equipamento. A liberação da prensa para funcionamento aconteceu em apenas 2 horas após a injeção. A resistência a compressão atingida com o MC Injekt 2700 foi de 40 MPa.

Base da prensa após limpa e preparada

Posicionamento dos bicos de injeção

Vedação da base da prensa com MC Dur 1300 TX

Aplicação da injeção com MC Injekt 2700
.

Vista da resina de poliuretano sendo injetada e preenchendo os espaços vazios sob a base da prensa

Serviço concluido

.